Problema ocorre em versão de games como ‘FarmVille’ para dispositivos móveis da Apple ou que rodam com Android, do Google
(Divulgação)
Uma jovem hacker de apenas 10 anos, identificada como CyFi, apresentou durante a Defcon, conferência sobre segurança que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos, falhas em versões de games como FarmVille para Android e iOS, sistemas operacionais para dispositivos móveis pertencentes, respectivamente, ao Google e à Apple.
A garota descobriu que é possível avançar manualmente o relógio do celular ou tablet: assim, não é mais preciso esperar por horas para obter determinados resultados que são convertidos em dinheiro nos jogos sociais. No caso do FarmVille, por exemplo, esperar pela colheita de determinada semente cultivada.
Em uma entrevista ao site CNET, CyFi contou como encontrou a falha. “É difícil progredir nesses jogos porque é necessário esperar muito tempo para colher os itens. Então pensei: ‘Por que não mudar o tempo?'”
Para burlar o sistema, ela precisou desconectar o celular da rede Wi-Fi. Assim, descobriu que é possível avançar o relógio do celular, sem ser detectada pelo jogo.
CyFi manteve segredo sobre outras falhas de segurança dos jogos. Segundo ela, seu objetivo não é aproveitar-se das brechas, mas alertar os administradores do serviço para a correção dos problemas.