- Publicidade -

More

    Hernani Santiño fala do processo de criação da frammenti “

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Como foi processo de criação ou de concepção a marca ?

    A FRAMMENTI é uma marca de roupa e acessórios fundada em 2017 mas que passou por vários anos de planeamento, pensamento estratégico, racional criativo e desenvolvimento de peças únicas para que o seu lançamento pudesse chegar com força e estrutura.

    Já criei duas marcas mas foi na FRAMMENTI que encontrei um caminho criativo que me inspira todos os dias. Com a experiência que adquiri na Holanda, onde trabalhei em vendas na Karmaloog, foi possível começar a olhar para a criação de uma marca do ponto de vista do processo criativo. A FRAMMENTI é uma marca para onde consigo transportar a arte mística que me caracteriza, ao mesmo tempo que tem a diferenciação que acredito necessária para vingar.

    O que inspirou nesse processo ?

    Precisei de experiências diferentes em diferentes partes do mundo e foi um conjunto de várias realidades que me inspirou.  

    FRAMMENTI são fragmentos de cada pessoa que trabalha para a marca e com a marca. Fazendo uma analogia simples, na vida temos que fazer sacrificios para chegar onde queremos. No meu caso, foram anos de sacrificios sozinho, pelo mundo, mas que me deram oportunidade de conhecer, viver e trazer para mim diferentes “fragmentos” culturais. No fundo, foi um conjunto de fragmentos de pessoas, emoções, cheiros e vivências de diferentes culturas que ajudaram a construir a FRAMMENTI.

    Teve ajuda de amigos ou familiares na concepção ou todos deitaram-te abaixo ?

    Um bocadinho de ambos. Tive amigos que me ajudaram e incentivaram muito, da mesma forma que tive pessoas próximas que não acreditaram no projecto. Felizmente os primeiros tiveram mais voz que os segundos, assim como eu que sempre encarei a minha visão como o meu destino.

    Tem recebido um bom feedback quem de usa a marca ?

    Óptimo feedback. As pessoas sentem-se diferentes quando usam FRAMMENTI e esse sempre foi o meu grande objectivo, criar uma marca disruptiva que as pessoas tenham gosto em usar.

    FRAMMENTI não é mais do que saber ser diferente e fazer diferente. É um processo de transformação a partir da matéria essencial e minimalista e construir um estilo de vida. Através da simplicidade, conseguir focar o fã da marca na importância de ter mais estilo, com menos roupa. FRAMMENTI é forma de estar, é estilo de vida, é cultura que veio para sentir o mundo e as pessoas que dele fazem parte. Com foco na sustentabilidade, valorização da matéria-prima e enculturação, a FRAMMENTI defende que é aí que está a sua proposta de valor e o seu propósito de marca. E acredito que quem usa FRAMMENTI sente isso.

    O que pode melhorar na indústria criativa nacional ?

    Todos sabemos que Angola tem que se desenvolver criativamente em diferentes áreas e sectores. Eu só posso falar especificamente da área da moda e do design, onde acredito que houve uma evolução significativa nos últimos anos e em que cada vez mais pessoas perdem o medo de tentar. Fico contente por ver isso. Acima de tudo, eu hoje sou um fashion designer angolano cuja cultura artística construí com os fragmentos que coleccionei pelo mundo fora. É possível erguer a nossa bandeira sem passar por cima de ninguém. E acho que este é o primeiro passo para que qualquer indústria se possa desenvolver.

    Fábricas têxteis em Angola são a solução para alavancar a Moda Angolana ?

    Um dos nossos objetivos de médio longo prazo é iniciar a industrialização têxtil FRAMMENTI em território Angolano. Na FRAMMENTI acreditamos no futuro de Angola e tudo faremos para empregar o máximo de Angolanos tanto em África, como no resto do mundo. Há quem diga que é um sonho longínquo mas nele vemos, todos os dias, a nossa missão!

    A tecnologia e de certa forma as redes sociais devem estar de mãos dadas a indústria criativa em particular da moda ?

    Sem dúvida. Uma pessoa ou marca criativa só é reconhecida se souber mostrá-lo ao mundo. E todos sabemos que o mundo está cada vez mais digital e mais tecnológico. Na FRAMMENTI temos isso em conta desde a nossa criação e a prova disso é que somos totalmente focados no e-commerce. No site www.frammenti.com estão todas as peças disponíveis, a nossa estratégia é usar o e-commerce ao redor do mundo. Estamos a trabalhar no desenvolvimento de Showrooms em Portugal e Angola para que as pessoas possam também chegar pessoalmente ao feeling da marca.

    Os artistas ou estilistas angolanos são criativos e originais ?

    Mais do que sermos criativos e originais, acho que se todos fizermos o que está no nosso coração e tivermos foco, mais facilmente ganharemos todos. Para tudo na vida, seja no amor, na amizade, nos negócios ou nos sonhos – “A tua visão é o teu destino”.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Shopping fortaleza incentiva as crianças a adoptarem práticas sustentáveis

    Com o objectivo de educar e entreter as crianças neste mês especial, o Shopping Fortaleza disponibilizou gratuitamente uma série de actividades que promovem valores...

    Passing Toloba pede ao Presidente da República que institua o Dia Nacional do Kuduro em Angola: “Por favor”

    Por: Sara Rodrigues Através dos microfones do PLATINALINE, o controverso kudurista Passing Toloba apelou ao Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, para instituir uma...

    Eduardo Paim “chora” após singela homenagem de Calado Show

    Por: Helder Lourenço O consagrado Rei da Kizomba, Eduardo Paim, emocionou-se ao ser homenageado num evento intimista em Luanda pelo humorista Calado Show. Com palavras...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto