O evento coincidiu com o 70º aniversário da independência da Índia. Os visitantes da Expo tiveram a oportunidade de ver actuar no palco do Dia Nacional o conjunto de dança popular Rang Bahar.
Em seu discurso de boas-vindas Embaixador da Índia no Cazaquistão Shri Harsh Kumar Jain enfatizou que o Pavilhão indiano na Expo Astana 2017 demonstra as relações íntimas existentes entre Astana e Nova Deli.
O Embaixador afirmou que o Pavilhão indiano está focado na energia solar, por isso mostra como a Índia usa essa energia, incluindo o modelo do Aeroporto Internacional Cochin, o primeiro aeroporto do mundo totalmente movido a energia solar.
Por sua vez, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Cazaquistão, Akylbek Kamaldinov, felicitou o Governo indiano pelos 70 anos de independência e incentivou os empresários indianos a tornarem-se mais activos no mercado cazaque.
O Kamaldinov aproveitou para lembrar que o Cazaquistão e a Índia marcarão 25 anos de cooperação bilateral este ano. “Nossas relações bilaterais se desenvolvem na esfera da economia, da energia, das tecnologias da informação, do comércio, da política, do equipamento militar e de outras esferas. Exorto os empresários indianos a investir na economia cazaque. Para que isso aconteça, o Cazaquistão vai criar todas as condições necessárias, “Disse o Vice-Ministro.
A cerimónia contou também com a presença do actual dirigente da Confederação Asiática de Boxe e ex-lutador de boxe cazaque Serik Konakbayev.