- Publicidade -

More

    Inspirado em Project Runway: Tpa lança novo programa de Moda

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Inspirado na grande mulher Nginga Mbandi e no gingar da mulher angolana, nasce o primeiro programa de moda angolano Estilo Ginga, uma criação de Henry Christopher e produzido pela KULENGA Produções e Filmes. Estilo Ginga promete ser ‘’Um novo senso criativo’’.

    O novo programa televisivo a estrear brevemente na TPA 1, foi criado com o objectivo de inculcar as mulheres angolanas o hábito do uso das roupas africanas, uma vez que o uso das mesmas foi-se perdendo ao longo do tempo e essa perda gerou um certo tabu que será desmitificado ao longo dos episódios.

    O Estilo Ginga assemelha-se ao programa estadunidense Project Runway apresentado pela Top Model alemã Heidi Klum mas adaptado a nossa realidade.

    Foto Divulgação 

     

     

    Rampa de lançamento para novos estilistas angolanos na área de confecção de roupas de estilo africano, com uma duração de três meses e com uma apresentação semanal, o Estilo Ginga iniciará a primeira temporada entrevistando pessoas que fazem do estilo africano o seu dia-a-dia e que reveem no estilo a sua história, a sua trajectória, figuras como Rosa Roque e Kanguimbo Ananás contarão histórias sobre a sua ligação ao estilo e como não podia deixar de ser, criadores nacionais como Rui Lopes e Avelino do Nascimento contarão histórias sobre o seu envolvimento com o mundo da moda em Angola.

    Dando seguimento as entrevistas, entraremos numa espécie de reality show/ concurso aberto para o público que se sinta capacitado e munido de conhecimentos de concepção de ideias, corte, costura e liderança.

    O programa contará com a participação de aproximadamente oito (8) aspirantes a estilistas que passarão por uma eliminação progressiva que reduzirá os participantes iniciais a apenas 1 que será o vencedor.

    Cada desafio exigirá que os estilistas desenvolvam uma ou mais peças de roupas que são apresentadas na passarela e variarão em diversidade criativa para testar tanto a criatividade do participante, quanto a sua concepção de estética pessoal.

    Os participantes terão como mentora a conceituada estilista Nadir Tati, que dará sugestões sobre as criações e acompanhará o processo de concepção.

    A cada desfile os estilistas serão julgados na passarela pelo trabalho concebido até a data da primeira eliminação e posteriormente haverá uma votação pública para a escolha do eliminado.

    O banco de jurados será formado por um especialista na cultura africana, um estilista e um especialista em história da moda em geral. Cada eliminatória contará também com a presença de alguns criadores estrangeiros de moda africana.


    Premiação

      O vencedor terá como prêmios uma linha de crédito para abertura de um atelier com as máquinas básicas, formação em um atelier de um estilista nacional de renome e ingresso imediato a um dos maiores eventos de moda no país que suceder a divulgação do vencedor.

    Inscrições A partir da próxima semana, iniciarão as chamadas para o ingresso ao programa e o material a ser entregue que será anunciado na data de início das chamadas, deverá ser entregue na portaria da TPA1, Atelier Nadir Tati (Talatona) e nos escritórios da Kulenga Produções e Filmes (Projecto Nova Vida).

    Crítica

    Embora apareçam inúmeras opiniões contrárias ao lançamento deste projecto, o Estilo Ginga é uma abertura para se originarem outros programas do género e quiçá uma alavanca para o ressurgimento da indústria têxtil no país.

    É um projecto ambicioso, que surge numa altura em que o mercado do vestuário no país está sob o domínio estrangeiro (USA, Brasil entre outros países), quando deveríamos seguir exemplos de países como a África do Sul, Nigéria e Camarões em que as suas raízes são diariamente visíveis na maneira de vestir do seu povo.

    Espero que este programa mude positivamente a forma das mulheres angolanas olharem para os trajes de estilo africano e que a qualidade do programa faça jus ao nome N(ginga).


    Share this
    Tags

    A Bombar

    Dom Caetano aborda dissabores com Carina Santos: “Se a cópia não convence, a música se esquece”

    Dom Caetano, com sua sólida argumentação, detalhou os dissabores que enfrentou com a artista Carina Santos devido à reprodução da música intitulada “Sou angolano”,...

    Banco BCS lança o seu primeiro fundo de investimento

    O Banco BCS, arrancou ontem com a subscrição de um fundo fechado especial de investimento em valores mobiliários, no valor global de 5.000.000.000 Kz. Destinado...

    Angola ocupa 4.ª posição no Ranking Africano de Futsal

    Por Helder Lourenço Após a recente realização do CAN`2024, em Rabat, Marrocos, Angola se destaca ao conquistar a quarta posição no ranking da Confederação Africana...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto