- Publicidade -

More

    Isabel dos Santos: “Nunca devemos deixar que expetativas ou estereótipos dificultem o nosso caminho”

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Empresária foi  oradora em conferência internacional sobre Liderança e Inovação

    Isabel dos Santos, Presidente do Conselho de Administração da Sonangol e Presidente da Unitel, disse hoje que expetativas e estereótipos não devem interferir no caminho dos empreendedores, e que a disciplina e a liderança são essenciais para pôr em prática boas ideias.

    A empresária participou como oradora na reunião “Leader del Futuro”, no âmbito da 42.ª edição doThe European House – Ambrosetti Forum”, um dos mais influentes think tanks da Europa e que reuniu este fim-de-semana no Lago de Como, em Itália, empresários, economistas, políticos e cientistas de todo o mundo. Figuras de relevo internacional, tais como Isabel dos Santos e Shimon Peres, Prémio Nobel da Paz, discutem os assuntos mais prementes da atualidade. Em edições recentes já participaram Kofi Annan, Joe Biden, Bill Gates, Henry Kissinger, Christine Lagarde, Shimon Peres, Wolfgang Schäuble ou Jean-Claude Trichet.

    isab-3.jpg

    Ao falar sobre “Liderança e Negócios” num painel sobre África, Isabel dos Santos referiu que “uma ideia e a capacidade de inovar está no centro de qualquer negócio” e que “tanto é importante nutrir as ideias e inovações, para que se desenvolvam como negócios eficazes, como é necessário saber quando suspendê-las, seja porque seriam impossíveis ou então por serem demasiado rebuscadas – especialmente em mercados emergentes”. Para a empresária, existem diferentes tipos de líderes inovadores, e “essa diferença enriquece-nos”, destacando os exemplos de Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Elon Musk e Richard Branson. “Os empreendedores devem inovar constantemente para corresponder às necessidades sempre em mudança dos consumidores, e lidar com a concorrência crescente e com os avanços tecnológicos, porque sem inovação a liderança fica estagnada”, acrescentou.

    isab-2.jpg

    Isabel dos Santos referiu ainda que, “ao trabalhar com mercados emergentes, é muito importante compreender o ambiente de negócio e as necessidades do mercado alvo”, lembrando que de acordo com um estudo desenvolvido pela consultora Deloitte, a classe média africana triplicou nos últimos 30 anos, numa trajetória que sugere que irá aumentar em 42% até 2060. A empresária sublinhou ainda o conceito de “inovação revertida” (reverse innovation) e da sua importância em mercados emergentes: “baseia-se na necessidade de mercados emergentes terem produtos mais simples e de baixo custo, levando então à criação de produtos feitos à medida para determinado mercado, os quais podem depois ser melhorados para os mercados desenvolvidos.”

    O Fórum The European House – Ambrosetti decorre de 2 a 4 de setembro, com a participação de mais de 200 gestores de topo a nível mundial. O objetivo é dar a oportunidade a decisores do mundo dos negócios, governos, ciência e tecnologia para fazerem uma análise séria e de alto nível – com o apoio de estudos e estatísticas que são apresentados e debatidos ao longo do evento – de cenários geopolíticos, económicos, tecnológicos e socias e as suas implicações para os negócios e as nações do mundo.

    isab.jpg

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Total Energies Marketing Angola e BOB ECO inauguram primeiro Ponto de Carregamento de Bateria para Motas Eléctricas

    A TotalEnergies Marketing Angola e a BOB ECO inauguraram hoje, no posto de abastecimento TotalEnergies do Miramar, o primeiro ponto de carregamento de bateria...

    TPA e Dimond Films assinam acordo de estratégia para produção de conteúdos de ficção

    A Televisão Pública de Angola e a produtora Diamond Films assinaram na última quinta-feira, um protocolo estratégico para produção de conteúdos de ficção, que...

    Pedro Yaba leva “simbiose” em obras de arte e fotografias ao MIREMPET

    Por: Ernesto Jaime A forma incansável dos trabalhadores mineiros transformarem a pedra bruta em belas esculturas de mármores, o diamante bruto em refinadas jóias, petróleo...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto