- Publicidade -

More

    Jaqueline Saluvo ,Heloisa Jorge e Quim Fasano Apresentam Programa ‘Conexões’ da TV Globo em África

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Foi na  tarde, de terça feira  o lançamento para a imprensa, no restaurante Embarcadouro, os convidados foram recebidos por uma Bahiana a assistiram  a apontamentos de um grupo de capoeira. Heloísa Jorge e Quim Fasano, contaram como estão a correr as gravações e Jaqueline Saluvo, já em Salvador enviou-nos uma mensagem.

    Quanto mais os brasileiros reconhecem sua origem africana, mais africanos se reconhecem no Brasil. Foi à  procura deste elo entre estas duas culturas que surgiu o ‘Conexões’ – novo programa da TV Globo em África, com estreia marcada para o dia 10 de Maio às 19:20 horas.

    Exibido aos sábados e com repetição  aos domingos, o ‘Conexões’ mostrará como a identidade brasileira tem uma forte influência da cultura africana: do comportamento à culinária, da religião à arte. E mostra o contraponto, desvendando como estão angolanos que vivem no Brasil e porque este é um dos principais destinos escolhidos por eles para morar, trabalhar, estudar ou passear.

    Produzido pela Griot em parceria com a Globo, o ‘Conexões’ tem dois núcleos de produção, um  em Salvador (Brasil) e outro  em Luanda (Angola). Conta também com duas apresentadoras: a Jaqueline Saluvo, que saiu de Angola e se mudou para o Brasil para ‘ancorar’ o programa, e a Heloísa Jorge, que já mora em terras canarinhas desde os 12 anos e apresentará tudo o que reconheceu de Angola no país que a acolheu.

    “Acho que o mais importante do programa é mostrar o que permaneceu de África na Bahia. Eu acreditava que conhecia o Brasil, mas viver estas experiências mostrou-me que ainda não conhecia nada. Eu  já tinha lido sobre o Candomblé, mas nunca tinha participado de um ritual. Vivenciar aquela cerimônia foi uma experiência única. Senti que estava próxima de Angola, pois nós dançamos deste jeito. O ritmo, a música, a roupa, tudo é semelhante. Estou aprender mais nestas semanas de gravação do que eu aprendi em todos os meus anos de pesquisa” conta a recém chegada ao Brasil, Jaqueline.

    “É minha primeira experiência como apresentadora e a expectativa é muito grande. Sou filha de um mineiro, e mãe angolana, mas moro no Brasil desde os meus 12 anos. Sou fruto destas duas culturas. E o objetivo do programa, de aproximar estas duas terras irmãs, que já tem proximidade na linguagem, vai ser lindo, poético. E também há a questão da responsabilidade social, mostrando o que pode ser melhorado nos dois países”, comenta Heloisa. “Nós (Jaqueline e Heloisa) conhecemo nos no programa, mas já nos tornámos amigas e trocamos experiências, eu  oriento a Jaqueline  sobre Salvador e ela a mim sobre Angola. Estamos nos divertindo muito!” completa a apresentadora.

    Os Quadros

    O ‘Conexões’ terá diversos quadros, entre eles o “No Candongueiro”, que terá como repórter especial o actor e comediante angolano Quim Fasano. A bordo do táxi mais tradicional da Angola, o Candongueiro, Quim receberá convidados com quem fará um tour descontraído pelas ruas.

    Já no quadro ‘Idas e Vindas’ um convidado angolano contará sobre os desafios percorridos para chegar até o Brasil. O ‘My Selfie’ permite que o público compartilhe imagens do quotidiano. No ‘Tá a Bater!’ o programa abre espaço para os talentos anónimos apresentarem números divertidos e empolgantes. ‘Lá e Cá” é o espaço em que brasileiros e angolanos poderão fazer perguntas uns aos outros sobre temas de interesse e curiosidades de cada país.

    Ainda tem o ‘Fique Sabendo’, que apresenta noticias com relevância para Angola; e o ‘Universo da Chiquinha’, onde as tirinhas da ilustradora angolana Chiquinha, que mora no Brasil há 5 anos, trazem temáticas sociais, relacionadas a brasileiros e africanos, com bom humor.

    As apresentadoras

    Jaqueline Saluvo é angolana e cresceu com a família em Luanda, onde se graduou em Comunicação Social pela Universidade Independente de Angola. Acumulou experiência de repórter e apresentadora em programas locais. Para comandar o ‘Conexões’ no Brasil está de mudança para Salvador, de onde vai ancorar diversas reportagens na Bahia e em todo o país.

    Filha de pai mineiro e mãe angolana, Heloisa Jorge mudou-se de Angola para Minas Gerais aos 12 anos. Depois, escolheu Salvador para estudar na escola de teatro da Universidade Federal da Bahia, chegando a actuar nos palcos de Salvador, São Paulo e Luanda. Participou da minissérie ‘Gabriela’, adaptação de Walcyr Carrasco e, no cinema, do filme ‘Capitães de Areia’. Este ano estreia –se como apresentadora no novo programa da TV Globo.

    O ‘Conexões’ será exibido aos sábados às 19:20 horas e repetido aos domingos às 10:55 horas. Os telespectadores podem participar por meio da plataforma de vídeos www.globo.com/vocenaglobo.

     

     

    conexoes1122.jpg

     

    conexoes1.jpg

    conexoes1112.jpg

     

    conexoes11.jpg

      

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto