- Publicidade -

More

    JMPLA promove competição entre Estudantes de Angola

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O Secretariado Nacional da JMPLA realiza no dia 24 de Setembro de 2016, a fase final da VIII Edição do Programa Sucesso Escolar e Mérito Estudantil – “Sábados Académicos-2016”, no Pavilhão Arena Dream Space, Viana, na Zona do Kikuxi, a partir das 8h:30.

    O Concurso académico teve início no dia 25 de Junho do deste ano e decorreu em todo o país, com a realização das fases distrital, municipal e provincial. Para este ano o concurso ficou reservado a participação de alunos do ensino médio com idades compreendidas entre os 13 aos 20 anos. Registou-se uma participação de 4.782 alunos em representação de mais 400 escolas de 153 municípios onde decorreu o concurso académico.

    Na fase distrital foram apurados dez melhores alunos dentre os estudantes das escolas do ensino médio de cada Distrito Urbano. Os melhores alunos dos distritos disputaram a fase municipal, onde foram apurados os dez melhore alunos que participaram na fase provincial.

    Na fase provincial foram apurados os cinco melhores alunos de cada província para a fase nacional que decorre em Luanda.

    Os 90 alunos concorrentes na fase nacional vão demonstrar os seus conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática, História e Cultura Geral, que é a base de avaliação no concurso em todas as fases.

    Os participantes na fase nacional vão visitar os órgãos de comunicação social (TPA, RNA, ANGOP, Jornal de Angola e a TV-ZIMBO), a fábrica da Refriango, em Viana, e vão participar de um seminário sobre Matemática, dois dias antes do concurso.

    A VIl Edição dos “Sábados Académicos” decorreu em 2015 com a participação de 41.613 alunos de 137 municípios de 541 escolas em todo o país. A Província do Zaire foi a delegação vencedora do concurso.

    O estudante Aristides Leandro Xavier, do município de Quilengues, na província da Huila foi o melhor aluno do concurso.

    O Programa Sucesso Escolar e Mérito Estudantil – “Sábados Académicos” realiza-se anualmente, desde 2007, de acordo com o calendário académico definido pelo Ministério de Educação.

    O Programa Sucesso Escolar e Mérito estudantil –“Sábados Académicos”, enquadra-se no Plano Anual de Actividades da JMPLA e visa promover o talento, a excelência e a dedicação dos alunos a uma formação integral. O evento persegue outros objectivos como:

    1-   Desenvolver nos alunos qualidades como, o mérito, a excelência e o patriotismo, através de métodos práticos e atractivos que incentivam os estudantes dos Institutos Médios Técnicos de Formação Profissional e das escolas do IIº Ciclo do Ensino Secundário a dedicarem-se mais na sua formação académica;

    2-   Incentivar o intercâmbio juvenil académico entre os alunos de diferentes instituições, cursos e especialidades, sobre a importância da formação académica no processo de desenvolvimento do país.

    3-   Promover o desenvolvimento da consciência pessoal e social dos indivíduos em geral e dos jovens em particular, o respeito pelos valores e símbolos nacionais, pela dignidade humana, pela tolerância e cultura de paz, a unidade nacional, a preservação do ambiente e a melhoria da qualidade de vida.

    4-   Criar e fomentar um espaço de competição salutar entre os estudantes de várias escolas e institutos, bem como o espírito de investigação pesquisa e a promoção da educação política e patriótica.

    A JMPLA realiza o Programa Sucesso Escolar e Mérito Estudantil – “Sábados Académicos” em parceria com os Ministérios da Educação, da Juventude e Desportos e da Ciência e Tecnologia, Fórum Angolano dos Jovens Empreendedores e Associações Estudantis.

    Com a implementação do Programa Sucesso Escolar e Mérito Estudantil – “Sábados Académicos”, a JMPLA associa-se, deste modo, às acções do Executivo e ao apelo do Camarada Presidente da República, Eng.º José Eduardo dos Santos, que visam a melhoria da qualidade de ensino de modo geral e particularmente nas Escolas do Segundo Ciclo e nos Institutos Politécnicos de Formação Profissional Média Técnica, à luz do Plano Nacional de Desenvolvimento 2013/2017.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Restos mortais de Ângelo Victoriano repousam na Santa Ana

    Os restos mortais do antigo basquetebolista Ângelo Victoriano repousam, desde hoje, quarta-feira, no cemitério do Santa Ana, em Luanda. Ângelo Victoriano, o segundo angolano a...

    Coca-Cola e Química Verde levam água potável à província do Bengo com Biofiltros

    Por Sara Rodrigues Fotógrafo: Joaquim Manuel A Coca-Cola, em parceria com a Química Verde, implementou nesta quarta-feira, 17 de abril, uma iniciativa para proporcionar água potável...

    “O mundo não aprecia coitados nem perdedores”, diz Teresa Sara

    A atual Miss Angola Internacional, Teresa Sara, deixou um conselho para as jovens que a veem como modelo. Em sua abordagem, aconselhou-as a lutar...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto