Por: Arieth Silva
O apresentador João Chaves, que foi convidado a participar no programa “Dia Alegre”, da Platina FM (96.8), disse que gostaria de tornar-se funcionário público apenas aos 50 anos de idade, e nas funções de Governador do Banco Nacional de Angola (BNA), PCA da Comissão do Mercado de Capitais, ou ainda Ministro das Finanças.
Durante a rubrica “Café da Manhã”, João Chaves, que está a concluir a formação superior no curso de Contabilidade e Finanças, explicou que no momento a sua intenção é continuar a trabalhar sem estar vinculado às instituições estatais, porque acredita que há menor probabilidade de tornar-se um milionário ou bilionário. Porém, acrescenta que só entraria para o estado para transmitir a experiência que vai adquirir durante muito tempo.
“Até lá prefiro trabalhar no mercado como um player, onde dá dinheiro. Onde se fazem os milionários, os bilionários se fazem no mercado, não no estado. Se vês uma instituição estatal a possibilidade de se tornar milionário ou bilionário é muito escassa porque tu és um servidor público. Então só vou para o estado para transmitir aquela experiência que absorvi do mercado durante muito tempo. Essa é a minha intenção”, explicou.
Chaves aproveitou a ocasião para convidar os jovens angolanos a entrarem para o mercado de capitais e terem a oportunidade de serem proprietários de grandes empresas.
“Convido os jovens a entrarem para o mercado capital, segundo especialistas em finanças e investimento, só se pode ser milionário tendo capital próprio para comprar parte de empresas, acções e longo prazo termos o nosso próprio patrimônio, sermos donos de empresas grandes e fazermos a nossa própria reforma”, finalizou.