- Publicidade -

More

    João Lourenço revela que Exalgina Gamboa tentou extorquir os ministros da Energia e Águas e dos Petróleos

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O Presidente da República disse esta quarta-feira,22, em Luanda, que está com o momento conturbado que vive a justiça angolana, concretamente os escândalos de corrupção em que estão supostamente envolvidos os presidentes dos Tribunais de Contas e Supremo e reconheceu que o sector da justiça vive um momento conturbado face às denúncias de corrupção.

    João Lourenço, sobre o Tribunal de Conta (TC),revelou que a ex-presidente daquele tribunal, Exalgina Gamboa, tentou extorquir os ministros da Energia e Água, João Baptista Borges, e dos Recursos Minerais e Petróleos e Gás, Diamantino Azevedo.

    Ao ministro da Energia e Água tentou exigir um negócio de construção das linhas de transmissão de alta tensão nos projectos de electrificação em curso.

    Enquanto ao ministro dos Recursos Minerais e Petróleos e Gás, exigiu um porcento da estrutura da Refinaria do Lobito.

    “O Ministério Público não ignorou essas denúncias, estando a realizar o trabalho que lhe compete. Contudo, vieram a se descobrir, mais tarde, factos irrefutáveis muito mais graves que os da denúncia pública, imputáveis à mesma juíza conselheira, e que apontam para a tentativa de extorsão ao Ministro da Energia e Águas e a convocação, no seu gabinete, do Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, para lhe pedir 1% do capital social da Refinaria do Lobito, como se isso fosse normal e possível na Angola de hoje que juntos estamos a edificar, tendo a luta contra a corrupção e a impunidade como nossa bandeira.”   

    João Lourenço proferiu estas declarações no Palácio Presidencial onde conferiu posse a oito novos juízes conselheiros do Tribunal Supremo (TS), e salientou que as denúncias tanto no TC como no TS, já são investigadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Workshop debaterá o futuro do turismo em Felipe Guerra/RN, cidade com 454 cavernas conhecidas

    No cenário de potencialidades turísticas do Rio Grande do Norte, destaca-se a região de Felipe Guerra, que abriga a maior quantidade de cavernas catalogadas...

    As decisões dos campeonatos de futebol na Europa

    O mês de Abril marca o arranque para a última milha rumo a glória nos principais campeonatos de futebol na Europa, quer do ponto...

    “Daqui a cinco ou dez anos, vejo-me como um homem rico”, afirma Landrick

    Para o artista Landrick é crucial que os profissionais tenham referências de pessoas que alcançaram o topo. Nessa linha de pensamento, o músico afirmou,...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto