- Publicidade -

More

    Jomo Fortunato: “Jacob Desvarieux deixa um legado notável”

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, lamentou a morte do cantor e guitarrista, Jacob Desvarieux, ocorrido esta sexta-feira (30), na Ilha de Guadalupe, vítima de doença.

    Em mensagem de condolências a que o Jornal de Angola teve este sábado acesso, o ministro diz que Jacob Desvarieux deixa um legado notável que servirá de alicerce à defesa da cultura, em particular da música de matriz africana.

    “Foi com profunda dor e consternação que tomei conhecimento do falecimento do cantor e exímio guitarrista franco-antilhano, Jacob Félix Desvarieux”, escreveu Jomo Fortunato.

    Jacob Desvarieux nasceu aos 21 de Novembro de 1955, em Paris, França, é membro-fundador do famoso grupo KASSAV e foi um dos principais impulsionadores do género musical Zouk, desde 1979.

    O ministro destacou que o músico foi detentor de uma singular voz e elevou-se a um patamar bastante alto a nível musical, após interpretar, em 1984, “Zouk la se sel medikaman nou ni”, (o Zouk é o único medicamento que temos), uma canção que ajudou a fixar o nome dos KASSAV na história da música internacional.

    “Eterno amigo de Angola, o cantor esteve pela primeira vez no nosso País, em 1985, com o seu grupo KASSAV, no memorável concerto realizado no Estádio dos Coqueiros, em Luanda”, lê-se na mensagem.

    Jomo Fortunato destacou, ainda, que ao longo dos anos, Jacob Desvarieux interpretou várias músicas que fizeram sucesso, em duetos com cantores angolanos, com destaque a nomes como Eduardo Paím, Nelo de Carvalho, Jamol, Yola Araújo e Tony Nguxi.

    “Nesta hora de dor e tristeza, em meu nome e de todos os funcionários e colaboradores do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, endereço à família enlutada, ao grupo KASSAV, a todos os angolanos que ao longo dos anos criaram empatia pelo cantor, os seus mais profundos sentimentos de pesar. Que a sua alma descanse em paz”, concluiu o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Henrique Sungo e Filipe Anjos apresentam o seu novo projeto documental intitulado “Aspiracionalismo”.

    Depois de estrear na cidade de Londres, agora é a vez da cidade da Kianda receber a Santano Produções, uma produtora audiovisual do angolano...

    Fábio Hustle admite que namoraria com Malune e revela em Live que teve 14 ex-namoradas

    Por: Helder Lourenço Na noite desta quinta-feira (18), durante uma animada Live no TikTok com a participação de 3-Fine, Elisandra Elly e outros influenciadores, o...

    Conheça Legoo, única plataforma nacional de venda de ingressos que transfere dinheiro dos promotores em 24 horas

    Criar um evento e ver o seu rendimento nunca foi tão fácil, e por esta razão, a “Legoo”, plataforma angolana lançada hoje (18) no...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto