Por: Stella Cortêz
O jornalista e apresentador da Tv Zimbo, António Correia prepara-se para imergir no mundo da literatura com o lançamento da sua primeira obra intitulada “Homem. Modelo de Si Mesmo”, que é um ensaio filosófico sobre a Antropologia reflexiva que procura mostrar, por meio de correntes e ideias filosóficas de vários autores, vocacionadas ao estudo do homem, a necessidade de se continuar a acreditar no Homem. O lançamento do livro está previsto para o dia 8 de Maio, na União dos Escritores Angolanos.
O autor explica, ainda, em entrevista ao PLATINALINE, que “Homem. Modelo de Si Mesmo” é uma espécie de tapete vermelho pelo qual desfilam algumas das mais importantes ideias sobre como o homem tem de se voltar para si mesmo e encontrar nele a solução da humanidade dos mais variados problemas sociais, destacando as qualidades que caracterizam a dimensão essencial da pessoa, enquanto ser transcendental, advindo de Deus.
“De facto, a perda de valores dispara o alerta vermelho, no sentido de vocacionar o homem para as práticas em que se reveja e o dignifica, tendo sempre em conta o princípio filosófico da Antropologia Reflexiva, que consiste no acto de o homem voltar-se para si mesmo, pois nele está a Verdade, como dizia Agostinho de Hipona, uma verdade que justifica a grandeza divina de suas origens”, disse.
O autor destaca, também, que em meio a todas a várias adversidades, não se pode abalar jamais a essência da pessoa humana. António Correia frisa que a radicalidade do homem permanece intacta e continua a perfilar-se como a fonte de que deve brotar o leque de soluções aos problemas do homem.
Prefaciado por Victor Hugo Mendes, “Homem. Modelo de Si Mesmo” traz uma reflexão filosófica que vai muito além de valores sociais, religiosos e ético-morais. Uma obra que, na opinião de Victor Hugo Mendes, vai motivar e impactar no sentido de fazer com que as pessoas conheçam a importância delas mesmas e sintam cada vez mais a necessidade de se ter a filosofia como base da vida.