Por: Nunes Hebo
Dois jovens irmãos, Alberto e Mário Cassoma, do município da Caála, Província do Huambo, desenvolveram uma máquina electrolisador que opera com base em água, conforme relatado pela Televisão Pública de Angola (TPA).
Segundo a fonte, os irmãos estudaram essa possibilidade por mais de seis anos, buscando utilizar um electrolisador com água alcalina, soda cáustica ou mesmo um desentupidor de fossas. Alberto Cassoma, ao falar com a TPA, mencionou que observaram acidentes ao usar cilindros convencionais e decidiram inovar usando o hidrogénio.
“Esta máquina pode ser empregada para soldagem e tratamento térmico. Considerando os acidentes comuns relacionados ao uso de cilindros convencionais de acetileno e oxigénio, pensamos em inovar utilizando o hidrogénio, um elemento abundante na natureza”, disse.
Os inventores solicitam apoio para este projecto e futuros empreendimentos, assim como investimento na formação de ambos, que aspiram se especializar em engenharia química.
Vale destacar que o electrolisador de hidrogénio e oxigénio é um equipamento ambientalmente amigável, emitindo apenas vapor em vez de dióxido de carbono.