Félix Sawembo, Filipe José, Mário Adriano e Saprinho Kaingona – recém-formados no curso de Máquinas e Motores pelo Instituto Politécnico Privado Pitágoras -uniram forças para desenvolver uma motocicleta movida a gás butano, uma alternativa aos combustíveis fósseis convencionais.
Como parte dos seus trabalhos de conclusão de curso, eles se dedicaram ao dimensionamento mecânico desse veículo, determinando as especificações e características fundamentais dos componentes.
O uso do butano como fonte de energia em veículos é uma escolha que apresenta vantagens, como a menor emissão de poluentes e a variedade de fontes disponíveis, incluindo o gás natural e o biogás.
No entanto, a tecnologia também enfrenta desafios, como a menor densidade energética do butano, além disso, os veículos precisam ser adaptados para utilizar o combustível.
Apesar desses desafios, os jovens criadores acreditam que a motocicleta movida a gás butano pode trazer benefícios económicos e ambientais, especialmente em regiões onde o gás é mais barato que a gasolina convencional.
Essa iniciativa demonstra o engajamento da juventude angolana em busca de soluções sustentáveis para a mobilidade.
Por: Milton Cassanda.