- Publicidade -

Visit arnan.me
More

    Kanguimbo Ananaz é agora a primeira Mestre da literatura infantil em Angola

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A escritora e directora do Centro Cultural Njinga Mbade, Maria Manuela Cristina Ananaz mais conhecida por Kanguimbo Ananaz, defendeu o seu mestrado esta terça-feira (02 de Agosto), na Universidade Agostinho Neto em Luanda.

     

    Cerimónia restrita em companhia de familiares e amigos, Kanguimbo defendeu o tema ‘ A literatura infantil angolana após independência / caso da escritora Cremilda de Lima”. Em entrevista exclusiva à Super Fashionn, a psicóloga considerou os quatro anos de muito suor e dificuldades. “ Mas valeu apena pois a passo de cágado cheguei lá com o sustento do bombo com ginguba, batata-doce e banana pão”, afirmou.

     

    “Fui humilhada por muitas mas hoje sou a mestre kanguimbo, se eu tiver que numerar as dificuldades posso fazer com que as pessoas fiquem muito tristes mais foram variadíssimas”, confessou.

     

    Com corpo de jurados forte, a consultora social contou que a defesa não foi ‘mil maravilhas' mas conseguiu obter 14 valores. “Não foi fácil mas a minha vida tem sido assim, nada me é dado de bandeja mas sinto me feliz porque agora vou para o doutoramento. O meu tutor que é também reitor de uma das universidades de Moçambique incentivou-me para continuar a investigar, encorajou- me o doutoramento e tenho de agradecer”, avançou.

     

    A autora da obra “Pétalas Rasgadas”, apelou as mulheres a optarem sempre pela formação académica. “Para todas as mulheres principalmente as zungeiras , digo que nos dias que estiverem livres vão as aulas de alfabetização, até podem levar os vossos filhos e depois verão o fruto de tanta dedicação em vossa formação”, aconselhou. Para terminar, Kanguimbo Ananaz agradeceu o apoio de todos. “Agradeço a Deus pela recente nomeação como DG da Casa da Cultura, a todos que apoiaram-me, foram dias difíceis, noites sem dormir, vou continuar a lhe dar com todos independentemente do estatuto social”, finalizou.

     

    Nascida aos 3 Fevereiro de 1959, na Província do Namibe, Kanguimbo Ananaz frequentou o 1º ano do ensino superior no curso de Biologia na Faculdade de Ciências, da UAN. Em 1992 ingressou para o Instituto Superior de Ciências da Educação ( ISCED), onde formou-se em Psicologia Em 2001, ingressou como membro da Brigada Jovem de Literatura de Angola.

     

    Com mais de 15 obras literárias, Kanguimbo Ananaz é actualmente a responsável da “ Tchingapy editora”, conselheira da OMA (Organização da Mulher Angolana) e é ainda a presidente da Comunicação e Imagem da Miss Cidade de Luanda.
     
    Kakimnbg.jpg13939955_752598568215764_1468309075_o.jpgKakimnbg.jpg

    Share this
    Tags

    A Bombar

    “Mulher detida em Luanda após acumular dívida milionária em hotel de luxo

    Uma mulher de 36 anos assumiu uma identidade falsa de empresária e se hospedou em um hotel de luxo na região do litoral sul...

    “SIC desmantela rede de falsificação de dólares provenientes da RDC em Angola”

    O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou uma rede de indivíduos angolanos que colaboravam com estrangeiros para introduzir dólares falsificados no país, provenientes da...

    Pinóquio: A Verdadeira História” traz emoção e diversão a 31 de Maio no ZAP Cinemas

    Luanda, 23 de Maio de 2024 – A emocionante estreia de "Pinóquio, a História Verdadeira" no ZAP Cinemas traz uma nova e divertida abordagem...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto