- Publicidade -

More

    Kanguimbo Ananaz é agora a primeira Mestre da literatura infantil em Angola

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A escritora e directora do Centro Cultural Njinga Mbade, Maria Manuela Cristina Ananaz mais conhecida por Kanguimbo Ananaz, defendeu o seu mestrado esta terça-feira (02 de Agosto), na Universidade Agostinho Neto em Luanda.

     

    Cerimónia restrita em companhia de familiares e amigos, Kanguimbo defendeu o tema ‘ A literatura infantil angolana após independência / caso da escritora Cremilda de Lima”. Em entrevista exclusiva à Super Fashionn, a psicóloga considerou os quatro anos de muito suor e dificuldades. “ Mas valeu apena pois a passo de cágado cheguei lá com o sustento do bombo com ginguba, batata-doce e banana pão”, afirmou.

     

    “Fui humilhada por muitas mas hoje sou a mestre kanguimbo, se eu tiver que numerar as dificuldades posso fazer com que as pessoas fiquem muito tristes mais foram variadíssimas”, confessou.

     

    Com corpo de jurados forte, a consultora social contou que a defesa não foi ‘mil maravilhas' mas conseguiu obter 14 valores. “Não foi fácil mas a minha vida tem sido assim, nada me é dado de bandeja mas sinto me feliz porque agora vou para o doutoramento. O meu tutor que é também reitor de uma das universidades de Moçambique incentivou-me para continuar a investigar, encorajou- me o doutoramento e tenho de agradecer”, avançou.

     

    A autora da obra “Pétalas Rasgadas”, apelou as mulheres a optarem sempre pela formação académica. “Para todas as mulheres principalmente as zungeiras , digo que nos dias que estiverem livres vão as aulas de alfabetização, até podem levar os vossos filhos e depois verão o fruto de tanta dedicação em vossa formação”, aconselhou. Para terminar, Kanguimbo Ananaz agradeceu o apoio de todos. “Agradeço a Deus pela recente nomeação como DG da Casa da Cultura, a todos que apoiaram-me, foram dias difíceis, noites sem dormir, vou continuar a lhe dar com todos independentemente do estatuto social”, finalizou.

     

    Nascida aos 3 Fevereiro de 1959, na Província do Namibe, Kanguimbo Ananaz frequentou o 1º ano do ensino superior no curso de Biologia na Faculdade de Ciências, da UAN. Em 1992 ingressou para o Instituto Superior de Ciências da Educação ( ISCED), onde formou-se em Psicologia Em 2001, ingressou como membro da Brigada Jovem de Literatura de Angola.

     

    Com mais de 15 obras literárias, Kanguimbo Ananaz é actualmente a responsável da “ Tchingapy editora”, conselheira da OMA (Organização da Mulher Angolana) e é ainda a presidente da Comunicação e Imagem da Miss Cidade de Luanda.
     
    Kakimnbg.jpg13939955_752598568215764_1468309075_o.jpgKakimnbg.jpg

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto