A cerimônia de casamento do príncipe William com a plebeia Kate Middleton começou por volta das 11h no horário local (7h no horário de Brasília). Ela foi entregue ao noivo pelo pai. Logo ao vê-la, o príncipe sussurrou “você está linda”.
O arcebispo da Cantuária, líder religioso da Igreja Anglicana, perguntou noivos se prometem amar e respeitar um ao outro. Eles disseram “sim”.
Olhando um nos olhos do outro, Kate e William juraram ficar juntos nos momentos bons e ruins, na riqueza e pobreza, na saúde e na doença, até que a morte os separe.
Depois, William colocou a aliança em Kate e fez outro juramento.
Às 11h19, o arcebispo pronunciou que eles são mulher e marido, “em nome do pai, do filho e do espírito santo”. Neste momento, a multidão do lado de fora da abadia de Westminster, em Londres, aplaudiu e acenou bandeiras.
Kate e William foram declarados duque e duquesa de Cambridge, o mais alto da nobreza britânica. Além do ducado, a rainha decidiu dar ao neto os títulos de conde de Strathearn e barão de Carrickfergus. É tradição que noivos da família real recebam ao menos um título no dia do casamento.
O irmão de Kate, James Middleton, agora cunhado de William, fez a leitura da Bíblia durante a cerimônia. Ele leu um trecho da Carta aos Romanos, 12.
– Que o amor seja genuíno. […] Atentem para o que é bom. Amem-se com afeição mútua.