O projecto de lei de revisão do Código de Estrada, remetido à Assembleia Nacional, prevê, dentre vários pontos, a proibição dos triciclos, vulgo “Kupapatas”, de transportarem passageiros, caso a proposta seja aprovada. A garantia foi dada, recentemente, pelo Superintendente da Direcção de Viação e Trânsito e Segurança Rodoviária, João de Sousa.
Em entrevista cedida ao Platinaline, ao falar sobre o referido projecto de lei, João Sousa contou que esta revisão surge devido aos indicadores dos acidentes, desenvolvimento socioeconómico e promoção da disciplina do trânsito, e explicou que na proposta, os “Kupapatas” estão proibidos de colocar bancos na carroçaria e de transportar passageiros.
“É proibido, por exemplo, num ‘Avoveio’, que em termos de fabrico só tem a carroçaria e a cabine onde pode levar o condutor, é proibido nesta moto, transportar passageiros. Nós temos estado a ver algumas alterações de características, por exemplo, a colocação de bancos é proibida. Isso vai dar apreensão da motorizada”, explicou.
Refira-se que a proposta revisou os 182 artigos do actual Código de Estrada, sendo que foram retirados 72 e acrescentado 3 artigos. Neste momento, a proposta está a merecer da aprovação do Parlamento e posteriormente a sua implementação.
Por: Nunes Hebo