Por: Sérgio Flávio
Fotos: Gerson Cambundo
O país dispõe, desde sábado, de uma nova linha de produção de leite, inaugurada pelo ministro do Comércio e Indústria, nas instalações da fábrica Refriango, no complexo industrial do Kikuxi, em Luanda.
O leite Pascual que agora passa a ser produzido pela Refriango, num dos complexos industriais mais avançados de África, onde uma linha industrial de leite criada de raiz com tecnologia de ponta impulsionará a produção deste bem alimentar em Angola. Um dos objectivos destacados da parceria entre a Pascual e a Refriango é o de tornar o país auto-suficiente em produtos lácteos.
Para a Pascual, a nova etapa em Angola assinala o arranque de uma nova estratégia de negócio da marca espanhola, que visa substituir paulatinamente as exportações pela internacionalização, comercialização e produção local em mercados estratégicos em todo o mundo. Angola foi o primeiro país escolhido para implementar este plano disse o Director internacional da marca Pascual, Tomás Meléndez
Com os projectos em curso e novas possibilidades de investimento em cima da mesa, a Pascual assume-se como uma empresa pioneira no desenvolvimento de mercados em África. “A nossa presença em Angola desde há mais de 25 anos, com os nossos iogurtes, superou as nossas próprias expectativas. Já somos líderes neste segmento e estamos decididos a ser a referência em lácteos e a continuar a abrir novas linhas de negócio. Queremos contribuir não só para o desenvolvimento de Angola, mas também para o seu desenvolvimento social. A nossa ambição é que o país seja capaz de se auto-abastecer sem depender de importações, com produtos nutritivos e com a máxima qualidade, gerando, ao mesmo tempo, emprego em toda a região”, afirma o director da área Internacional da empresa, Tomás Meléndez.
Diogo Caldas, CEO da Refriango, explicou que “é um enorme privilégio para a Refriango esta parceria com a Pascual, para desenvolver a fileira de lacticínios em Angola. Por um lado, está na nossa génese a procura constante das soluções inovadoras que vão de encontro às necessidades e gostos dos nossos consumidores, e a produção de produtos lácteos vem complementar a nossa oferta de portefólio e assegurar o desenvolvimento da cadeia de valor. Por outro, acreditamos que temos desenvolvido um bom trabalho no sector industrial, e estes parceiros internacionais vêm confirmar o reconhecimento do nosso parque industrial. Todas estas questões colocam-nos num patamar de reconhecimento e capacidade de oferecer ao nosso parceiro a produção de produtos da mais elevada qualidade. O know-how industrial e um trabalho de equipa com a Nuvibrands irá assegurar com orgulho a nossa missão de aproximar pessoas.”
Este acto contou com a presença da Ministra da Educação, Luísa Maria Alves Grilo,do Ministro da Indústria e Comércio Victor Francisco Dos Santos Fernandes, e várias entidades que prestigiaram o momento.