- Publicidade -

More

    Lopito Feijó com novas obras literárias para o mercado nacional

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Luanda- “Desejos de Aminata” e “Andarilho & Doutrinário” são as novas literárias do escritor angolano Lipito Feijóo a serem colocadas à disposição dos leitores nesta quinta-feira (23), cuja sessão terá lugar no Centro Cultural Português, em Luanda.

    Em “Desejos de Aminata”, Lopito Feijó faz uma ousada incursão na poesia erótica, tendo como musa inspiradora sua mulher, Aminata, companheira de vida e mãe dos seus filhos.

    Aminita, para além de dar título à obra, corporiza também o amor físico que o autor enaltece, como parte integrante e essencial do amor total pelo ser amado. Despido de falsos pudores, Lopito Feijóo desvenda recortes íntimos da sua paixão por Aminata, na qual concilia, em perfeita harmonia, as várias dimensões em que se desdobra o amor.

    Em “Andarilho & Doutrinário”, Lopito Feijóo começa por uma “ousada auto grafia” na qual enumera tudo o que já fez na vida. De engraxador de sapatos a estudante de direito, polícia, político, e judoca. Empresário nunca foi, mas namoradeiro sim. Gerou gentes e árvores, páginas e gestos, correu fugitivo e saltou muros e arames. Girou por becos e ruelas nos meandros da Quitanda das Letras e, motivado, navegou orientes acidentais e recitou verdades ao acaso.

    A obra está dividida em cinco capítulos que o autor designa por “Essências”, nos quais vai abordando temas diversificados. O sonho, a viagem, as mulheres, os rios africanos e África são revisitados pelo poeta.

    Lopito Feijóo nasceu em Malange e estudou Direito na Universidade Agostinho Neto. Foi Deputado na Assembleia Nacional. Foi fundador da Brigada Jovem de Literatura de Luanda e é membro da União dos Escritores Angolanos.

    Actualmente é Presidente da Sociedade Angolana do Direito de Autor.

    É membro da Academia Brasileira de Poesia “Casa Raul de Leoni” e membro da International Poetry dos EUA e da Maison Internationale de la Poesie em Bruxelas.

    Entre as obras já publicadas de poesia incluem-se: “Doutrina”, “Me ditando”, “Rosa Cor-de-Rosa”, “Cartas de Amor”, “O Brilho do Bronze – Haikais”, “Marcas da Guerra”, “Lex & Cal Doutrina”.

    Na crítica e ensaio, publicou “Meditando, Textos sobre Literatura” e “Geração da Revolução”.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto