- Publicidade -

More

    Luanda acolhe  19ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação de 4 a 19 de Agosto de 2023

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios



    Sob o lema “Economia Azul”, a 19.ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação, realizada pelo Estúdio Olindomar, foi aberta para o público apreciador nesta Sexta-feira (4), no Instituto Camões (Angola) e no Belas Shopping. Durante 15 dias haverá exposição de cartoons e banda desenhada (BD), debates, venda e sessões de autógrafos de livros e revistas de BD, exibição de filmes de animação, palestras e sessões de caricaturas ao vivo.

    O festival, que existe há cerca de duas décadas, congrega pessoas de todas as idades e mantém a sua tradição de acolher participantes de outros países. Nesta edição, o evento conta com 50 expositores, dos quais, estão os artistas Lúcio Oliveira e Rafael Coutinho (Brasil), Moiyola Boyka e Jéremie Nsingi (RDC).

    Na ocasião, o director do Estúdio Olindomar, Lindomar de Sousa, explicou que a escolha do tema “Economia Azul” tem a ver com o facto de, há cerca de três anos, vêm abordando questões ambientais e, para esta edição, houve a necessidade de se olhar também para os recursos marítimos.

    “Pensamos naturalmente na economia Azul, pois, mundialmente, a economia está com muitos problemas, (…) claro, nós pensamos no internacional. Há uma necessidade de analisarmos, mais de 60% do planeta terra é constituído por água e nós não exploramos esse lado como deve ser em Angola, principalmente, estamos muito preocupados com agricultura e o petróleo. Temos que olhar também os recursos marítimos, olhemos também para essa questão muito séria de recursos marítimos por haver muita gente que depende deles”, explicou.

    Refira-se que o nível de organização do festival cresce periodicamente, assim como a representatividade de diferentes estilos (em caricatura, cartoon, filmes de animação, etc.). A adesão de outros estúdios nacionais que produzem banda desenhada surpreendem a cada edição, resultando, hoje, numa marca inequívoca quer para o público apreciador, quer para os parceiros e patrocinadores que continuam fiéis ao nobre compromisso de se promover e apreciar a arte.

    Por: Nunes Hebo
    Foto: Carlos Cristóvão

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Jovem angolana Maria Pongue representa país no Rio Innovation Week 2023

    Maria Pongue, que é empreendedora, palestrante internacional e directora de internacionalização de empresas para CPLP no Instituto Jovem Exportador, foi convidada para representar Angola...

    Mongo regressa à RDC após ser impedido de jogar em Angola por alegada falsa identidade  

    Por: Helder Lourenço  O avançado Kipe Mongo Lumpala Bokamba, de 30 anos, conhecido nas lides futebolísticas por Mongo, regressou à República Democrática do Congo para...

    Bebucho Q Kuia atribui culpa aos produtores quanto à confusão que se faz entre os estilos Afro-house e Kuduro 

    Há muito que se discute sobre a confusão que faz entre os estilos kuduro e afro-house, entretanto, recentemente o artista Bebucho Q Kuia esteve...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto