- Publicidade -

More

    Lubango tem oito prédios em risco de ruir

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Pelo menos oito edifícios antigos e imponentes, do município do Lubango, província da Huíla, inspiram manutenção permanente, sob pena de comprometer a estrutura e desabarem, dizem as autoridades.

    O problema se arrasta por mais de 20 anos, mas a queda de um edifício, na semana passada na rua Comandante Valódia, em Luanda, reacendeu o debate sobre o assunto, sobretudo por tratar-se de estruturas privadas, cujos proprietários negligenciaram as manutenções.

    Todos estão fixados no casco urbano e de entre eles destaca-se o edifício dos Laureanos (o maior da província, com mais de 60 apartamentos), o Armazéns do Porto, o Maconge, o Bambu, o da Identificação e o da Conservatória da Huíla.  

    Ao todo, perto de 800 pessoas correm o risco permanente de vida, sobretudo no dos Laureanos, com a base tomada por águas paradas e do Armazéns do Porto, que há 25 anos perdeu dois dos seus pilares de sustentação frontal num acidente que envolveu um camião militar.

    Em entrevista à ANGOP hoje, segunda-feira, no Lubango, o director do Gabinete Provincial de Infra-Estruturas e Serviços Técnicos da Huíla, Rosário Ima Panzo, referiu que os edifícios citados são os que mais inspiram cuidados.

    Declarou que em função disso, têm trabalhado com os moradores e as administrações do bairro e do município, no sentido de manterem em bom estado de conservação os sistemas de esgotos, saneamento, hidráulicos e de electricidade, que acabam por ser os elementos principais para a corrosão das fundações.

    Reforçou que são edifícios que para além de serem antigos precisam de manutenção dos seus elementos principais e estruturais, o que tem tido uma constante por parte das autoridades há mais de seis anos.

    “Os edifícios já foram alistados e a situação comunicada a Luanda e temos tido indicações, no sentido de monitorar o estado de conservação. Recebemos uma equipa do Laboratório de Engenharia de Angola que fez as aferições necessárias e deixou as recomendações”, explicou.

    Frisou que a maior parte desses edifícios são privados, os seus apartamentos foram alienados no âmbito da venda do património habitacional do Governo, mas sendo estruturas em que habitam famílias ou pessoas, é sempre de interesse público.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Maria Luísa Abrantes diz que livro do Casal Satula   são  “falsas confissões” imaginárias”

     Maria Luísa Abrantes antiga companheira de JES disse  que  recém  lançado  livro “Confissões de um estadista “classificou como “falsas confissões" imaginárias” Qualquer cidadão é livre...

    Seu Jorge volta a cantar em Luanda pela mão da Dupla Aurio Gama e Fernando Republicano

    O músicos brasileiro Seu Jorge vai  regressar ao nosso pais para uma serie de concertos em Benguela e Luanda nos dias 15 e 16...

    Parfois reinaugura sua 6ª loja no Belas Shopping

    Parfois reinaugura sua 6ª loja no Belas Shopping Com objectivo de expandir a loja, trazendo mais produtos e, consequentemente, mais poder de escolha, a Parfois...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto