A Modelo Agenciada pela Platina Line, entra para fez história , ela tornou -se na primeira angolana ser eleita Miss Angola Mundo, Maria Castelo, de 23 anos, eleita na madrugada de sábado como a mulher mais bela entre 17 candidatas. A gala realizou-se no Cine Atlântico, numa cerimónia cheia de espectadores, em ambiente de muita luz, cor e animação.
A Primeira-Dama de Angola, Ana Paula dos Santos, também madrinha do Comité Miss Angola, testemunhou o concurso, assim como o vice-ministro da Hotelaria e Turismo, Paulino Baptista.
Maria Castelo vai representar Angola no concurso Miss Mundo 2013. Participaram no concurso jovens de várias províncias do país. A concorrente Cláudia dos Santos, da província do Bengo, foi escolhida como primeira-dama de honor e Vanilde Martins, do Kwanza-Norte, como segunda.
Primeira dama da Républica de Angola Ana Paula dos Santos
As candidatas começaram a desfilar ao som do músico Betinho e da cantora Ary. Pisaram o palco pela primeira vez com traje tradicional, com a indumentária da província que representavam. As roupas foram criadas por estilistas angolanos, com destaque para Dina Simão, Elisabeth Santos, Mia Mendes, Nadir Tati e Rui Lopes.
A mesa do júri foi presidida pelo professor de etiqueta, José Machado, que integrou também José Carlos, Romana Remtula,(Perola Negra) Brigite dos Santos, Arlete Jardim, Pedro Belo e Tecassala.
A eleição do melhor traje recaiu para a candidata da província de Malange, Liliana dos Santos. Na passagem do traje de banho, em que foi analisada a beleza, o corpo, e a compostura de cada candidata, na mesma altura foi escolhida a Miss fotogenia e simpatia. A votação foi para as representantes de Benguela, Jéssica Lacerda e do Cunene, Germina Miguel, respectivamente.Um dos grandes momentos da cerimónia foi o desfile das candidatas com o traje de gala, com vestidos longos e coloridos. Seguiu-se a fase final do concurso, com a classificação das seis finalistas e a série de perguntas e respostas.
A concorrente Maria Castelo, de 23 anos, natural da província do Uíge, foi escolhida como a mulher mais bela de Angola para representar o país no Miss Mundo 2013, e recebeu a coroa da sua antecessora, Edmilza dos Santos.
A vencedora dedicou o prémio à família e prometeu trabalhar com crianças desfavorecidas, no sector do empreendedorismo e no combate à pobreza. “Pretendo também estender as minhas acções em programas de saúde, com destaque para a luta contra o VIH/Sida, mas para atingir estes objectivos espero contar com o apoio de todos”, disse a Miss Angola Mundo.
O presidente do júri, José Machado, disse que o grupo das seis finalistas foi equilibrado e que todas apresentavam um nível de intelectualidade elevado. Para si, a candidata da província do Uíge esteve à altura das outras no cômputo geral, mas a escolha foi feita também durante o trabalho realizado nos dias de preparação do concurso.
A noite foi também animada com actuação dos kuduristas Ady Lima e a dupla Tchoboly e Sarissari, com os músicos Donvani, Kelly Silva e Kueno Ayonda.
O concurso Miss Angola Mundo faz parte do novo método de escolha para a candidata angolana que concorre ao Miss Mundo.
Depois da eleição de Leila Lopes como Miss Universo, o Comité Miss Angola preferiu dar maior prestígio e fazer melhor selecção das próximas concorrentes, com um conscurso específico. O objectivo é continuar a elevar o nome de Angola nos principais palcos de beleza feminina do Mundo.
Nesta segunda feira a Platina Line ira publicar varias reportagens sobre o evento que elegeu Maria castelo como Miss Angola Mundo.
Hady Lima