Por: Stella Cortêz

Na recta final do mês dedicado às mulheres, o PLATINALINE entendeu partilhar com os internautas a história de Marisa Marques Vasco, de 34 anos, formada em Comunicação Social, mulher guerreira, que muito tem contribuído no crescimento do sector empresarial vocacionado em vendas de utensílios do lar.

Casada e mãe de quatro filhos, a empresária oriunda da cidade do Huambo, hoje CEO da Eumar, conta que investir no mercado nacional não é uma tarefa difícil, porém acaba por ser desafiador.

“Trabalhar com vendas vai muito além da actividade de fechar negócios. É um processo que inclui várias outras atribuições, muitas das quais encontram-se vinculadas com a área de marketing, e com tarefas de definição do público alvo. É importante que o empresário tenha uma segmentação de clientes, prospecção de contacto com a negociação, fechamento da venda, pós-vendas e fidelização”, disse.

Marisa frisa, ainda, que o empresário deve estabelecer metas pessoais, ter um processo de vendas bem estruturado, conhecer o seu produto, cliente, organizar e manter-se actualizado sobre o mercado de actuação.

“Quando entrei para esta área, iniciei com um depósito de pão que foi o meu primeiro negócio fixo, com funcionários. Depois, abri um salão de beleza. A grande experiência que vou carregar para a minha vida é que nunca perdi ou ganhei dinheiro ou experiência. Pesquisei e analisei os meus concorrentes para me manter sempre actualizada, é muito importante monitorar a minha concorrência. Procuro agregar valor nos meus produtos, treinei bem a minha equipa, utilizo boas estratégias de marketing. Sou rápida na inovação. Sou 100% digital”, realçou.

A também docente assegurou ainda que um dos seus objectivos para o futuro consiste em trabalhar arduamente para expandir os seus negócios nas demais províncias do país, sublinhando que, apesar de competitivo e cheio, o mercado indica que existe uma demanda de clientes e para os visionários um método lucrativo.

“Se você focar em encontrar formas de como se diferenciar da concorrência, vai conseguir espaço e clientes mesmo que a sua concorrência seja grande e, em alguns casos, até em um mercado saturado. Conhecer o seu público-alvo, tenha um atendimento excelente, esteja presente nas redes sociais, faça promoções, utilize a tecnologia para se aproximar do cliente, invista em técnicas de comunicação. A determinação em empreender em diversas áreas de negócio no momento difícil é uma das formas que o mundo usa para viver.”