- Publicidade -

More

    Mateus Pele do Zangado foi hoje a Enterrar

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Luanda – Os restos mortais do famoso  bailarino Mateus Pele do Zangado, falecido terça-feira, vítima de doença, nesta cidade, foram enterrados no princípio da manhã de hoje, em Luanda, no cemitério do Alto das Cruzes.

     

    A cerimónia foi acompanha por diversas individualidades, entre os quais o governador de Luanda, Bento Bento, membros do Ministério da Cultura, artistas, familiares e amigos.

     

     

    Segundo Roldão Ferreira, durante a leitura do elogio fúnebre, o conhecimento e a dimensão de Mateus pele do Zangado leva a recordar o seu grande contributo no desporto e na cultura, começando pelo Luar das  Rosa, no Sambizanga, onde se despontava como um grande bailarino no desporto, em companhia de Joaquim Dinis, Lourenço Bento, Firmino Dias, entre outros.

     

    Considerado “o melhor bailarino de semba em Angola”, Mateus Pelé do Zangado morreu aos 78 anos.

     

    Em 2009, foi homenageado num filme de Alberto Botelho, intitulado “Os Emplastros”, pelo contributo que deu à música e à cultura angolana.

     

    Mateus Jorge António, que veio a ser carinhosamente conhecido por “Mateus Pele do Zangado”, nasceu ao 25 de Março de 1933, era filho de Jorge Mateus e de Juliana António, deixando assim 11 filhos, 35 netos e 21 bisnetos.
    Platina Line/ANgop 
    Share this
    Tags

    A Bombar

    TAAG põe fim a acordo com Hi-Fly e volta a assegurar na totalidade voos Luanda-Lisboa

    No seguimento do plano de manutenção e recuperação da frota e, no sentido de responder melhor às necessidades do mercado e a estratégia de...

    Hildebrando de Melo na 15º Bienal de Havana em Cuba

    A 15ª Bienal de Havana, que ocorrerá de 15 de novembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025, contará com a presença do...

    Florêncio Handanga homenageia legado musical do pai com lançamento de “Ya papa”

    Florêncio Handanga, filho do saudoso músico Justino Handanga, irá lançar uma nova música intitulada “Ya papa” no próximo dia 18 de Maio, como uma...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto