- Publicidade -

More

    MCK revela seu quinto álbum de estúdio, “Sementes

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O artista, rapper e ativista angolano atua em Portugal a 7 de junho no Musicbox (Lisboa), às 21h30. Valete, Gilmário Vemba & Bia Ferreira são os convidados.

    MCK edita digitalmente esta sexta-feira, 31 de maio, o novo álbum “SEMENTES”. O artista, rapper e ativista angolano, apresentará ao vivo o novo trabalho de originais em Portugal na semana seguinte ao lançamento, a 7 de junho (sexta-feira), no Musicbox (Lisboa), às 21h30, e contará com VALETEGILMÁRIO VEMBA BIA FERREIRA como convidados.

    Ingressos já disponíveis: https://dice.fm/event/v3p83d-mck-7th-jun-musicbox-lisboa-lisbon-tickets

    Após MCK ter lançado os singles ‘A Corrupção Venceu’ e ‘Gérmen, Pobreza Reproduzida’, este último acompanhado de um vídeo estreado no dia 25 de abril, o músico disponibilizou digitalmente mais um tema do álbum, intitulado “Mercados Aéreos” feat. Olinda Simeão.

    Mais do que um rapper, MCK (Katrogi Nhanga Lwamba) é um crítico social e cultural. Atualmente é advogado de profissão mas sempre foi uma “voz de denúncia, de consciencialização e de resistência” (Mário Lopes, in Público – 03.12.2017) em Angola.

    E foi sobretudo através do rap que fez questão de colocar esses problemas sob os holofotes e exigir mudança. A sua música incentiva à reflexão e convida à ação, a sermos agentes de mudança.

    O novo registo de originais, ‘Sementes’, é precisamente uma chamada de atenção para a atual situação da sociedade angolana, em contínua decadência a nível económico e social. Os novos temas já revelados, ‘Gérmen, Pobreza Reproduzida’ feat. Tio Hossi, ‘A Corrupção Venceu’ feat. Loromance, e “Mercados Aéreos” feat. Olinda Simeão, dão o mote para este novo trabalho.

    Em ‘Gérmen, Pobreza Reproduzida’, MCK reflete mais uma vez sobre as assimetrias da sociedade angolana, desta feita representada pelas relações laborais. Nesta música, é evidenciada a precariedade laboral e as diferenças de tratamento entre “classes sociais”, definidas pelo estatuto económico. Esta realidade é transversal a toda a sociedade e conduz amiúde ao assédio moral e sexual, que se mantém muito por causa da ausência de legislação que dignifique o trabalhador.

    Sobre o tema ‘A Corrupção Venceu’, MCK explica: “O combate contra a corrupção não é um capricho de um Presidente da República. É o ar puro e fresco necessário para a sobrevivência de um país e de um povo. A captura do Estado e a corrupção, sobretudo, depois de 2002, impediram a felicidade e prosperidade de um povo e uma nação. A partir de 2017, houve esperança, houve mobilização social ao apelo político, houve entusiasmo. Hoje, seis anos passados, a esperança murchou, o desalento triunfou. Acabou a corrupção? Não. Houve um combate eficiente contra a corrupção? Não. O poder judicial esteve à altura do momento histórico de luta contra a corrupção? Não. Os avanços nesse combate, a efectiva consciência dessa necessidade, existiram, mas não corresponderam ao oceano de intenções e ambições da população. Existe um abismo entre retórica e prática. O sistema corrupto foi mais forte e adaptou-se aos novos tempos. No fundo, parece que alguma coisa mudou, para ficar tudo na mesma. A velha máxima do Príncipe de Falconeri mantém-se a regra, ontem como hoje.”

    ‘Mercados Aéreos’ é um tema que reflete o instinto de sobrevivência e a dinâmica social criativa do sector informal da economia angolana. MCK e Olinda Simeão traduzem em versos rimados a difícil situação da “Mulher Zungueira”, um símbolo de resistência e sobrevivência de Angola.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Banco Bic abre inscrições para o crescer juntos e homenageia empresas co-investidoras

    O Banco BIC abriu nesta segunda-feira, 17 de Junho, as inscrições deste ano para ONGs, Fundações e Associações que necessitam de recursos financeiros e...

    Clénio & Clésio Gomes são os mais recentes acionistas do Luanda City, equipa recentemente promovida ao Girabola

    Clénio & Clésio Gomes são os mais recentes acionistas do Luanda City, equipa recentemente promovida ao Girabola É com imenso prazer que anunciamos a nossa...

    Jornalista Dalila Prata destaca-se no 21º Fórum Meteoclimatic no Média Workshop em Darmstadt (Alemanha)

    Por: Luizão Cabulo A jornalista angolana Dalila Prata destacou-se no 21º Fórum Meteoclimatic no Média Workshop em Darmstadt, Alemanha, representando Angola e a "TPA online"...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto