- Publicidade -

More

    Médica socorre jovem em trabalho de parto na rua

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Hetiana António Ganchas, de 26 anos de idade, é uma jovem licenciada em Medicina, pela Universidade Privada de Angola (UPRA), que na madrugada desta sexta-feira (3), por volta das 3h, no bairro Vila Alice, socorreu uma jovem em trabalho de parto, juntamente com uma vizinha, polícia e seguranças que trabalham nos arredores.

    O Platina Line entrou em contacto com Hetiana António, que, em entrevista, apontou o juramento à profissão como motivo de ter ajudado, pelo que agradeceu outros que também apoiaram a jovem gestante.

    “Eu fiz um juramento e é a minha obrigação como médica apoiar ou ajudar quem padece. Estamos todos de parabéns tanto eu, a vizinha, seguranças e a polícia. Foi um trabalho em equipa, o mérito é nosso”, disse Hetiana António.

    Hetiana relatou ainda que os gritos puseram-na em alerta, mas ao mesmo tempo receosa em sair para ver o que se passava. Porém, o barulho, que parecia ser um assalto, transformou-se em gritos de dor e choros de um bebê que levou a jovem médica acordar o seu irmão e acompanhá-la até a porta.

    “Dei conta que se passava um trabalho de parto, como ainda estava muito escuro, acordei o meu irmão e pedi que ele me acompanhasse até a porta para poder dar os primeiros socorros à senhora. Ao sair apercebi-me que se tratava de uma jovem que já estava deitada no meio da rua sem roupa e o bebê a sair por completo, então, fui para o carro onde deixo o meu material de trabalho.
    Vesti as luvas, tirei todo o material possível que pudesse ajudar naquele momento e dei os primeiros socorros à jovem e ao bebê”, detalhou a médica.

    O bebê ao relento e sem roupa fez com que Hetiana recorresse às roupas do seu pai para cobrir a criança, e em seguida, tanto a vizinha, polícia e seguranças notificaram a família e o INEMA que levou a mãe e o bebé à Maternidade Lucrécia Paim.

    Ao terminar, em entrevista, Hetiana António demonstrou desejo em saber mais sobre o actual estado da mãe e o bebê nos próximos dias.

    Por: Liliana Victor e Lindeza Admizalda

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Local onde desabou o prédio 41 na Comandante Valódia  já está vedado

    O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) vedou o local onde se situava o edifício 41, na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, que...

    Corpo de bombeiros nega ruptura da tubagem nas redes de distribuição de água como causa do desabamento do edifício na Av. Comandante Valódia

    Por: Hélio Cristóvão O porta-voz nacional do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Félix Domingos, desmentiu hoje, durante uma conferência de imprensa, as causas apresentadas...

    Gerilson Insrael aconselha activistas a respeitarem a liberdade de expressão dos músicos

    "Eu sou apenas músico. Músico faz música." Após ser mencionado em uma publicação por um usuário da rede social Facebook, neste Sábado (25), a pedir...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto