- Publicidade -

More

    Ministra da Saúde enaltece a capacidade de adaptação da classe médica face a Covid-19

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Sobre a data a Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, enaltece a capacidade de adaptação profissional da classe médica angolana, desempenham para garantir que o sistema de saúde se torne cada vez mais resiliente e funcional para assim salvar mais vidas.

    Em mensagem em alusão ao Dia Nacional do Médico, assinalado esta quarta-feira (26), a ministra realçou também os constrangimentos e desafios que enfrentam num ambiente de alta exposição ao risco, em que dia e noite os profissionais dão o seu melhor para tratar de quem precisa, tantas vezes privados das suas famílias.

    “É com bastante satisfação que, em meu nome e de todos os trabalhadores da Saúde, saúdo calorosamente a celebração do dia 26 de Janeiro, dedicado à Classe Médica do Sistema Nacional Saúde”, lê-se na mensagem.

    A titular da pasta da Saúde louva a capacidade de adaptação evidenciada pelos nossos médicos, que são verdadeiros heróis, num período de resistência e de resiliência, que colocou à prova o seu humanismo, a sua solidariedade e a sua competência. “O mundo vive desde o final de 2019 um conjunto de incertezas com a expansão e persistência do vírus SARS-CoV-2, colocando-nos perante o maior desafio das nossas vidas, em que a pandemia da Covid-19 está a afectar severamente as famílias, a sociedade e a economia angolanas”, assinalou.

    Sílvia Lutucuta lembra que a transmissão da Covid-19 só será efectivamente controlada com a participação activa, organizada e sustentada de toda a sociedade e das famílias, visando reduzir o risco de propagação da doença, contando-se para o efeito com aqueles que se encontram na linha da frente, os médicos e todos os trabalhadores da saúde, pela sua resiliência, pela comunhão de propósitos e pelo sentido humanitário com que revestem a prestação dos serviços à nossa população.

    “Num momento tão desafiante para o sector da Saúde, o Executivo está a realizar um enorme investimento no Serviço Nacional de Saúde para o tornar cada vez mais robusto e equitativo. Para garantir o acesso a prestação de cuidados de saúde foram construídas novas unidades sanitárias, unidades sanitárias especializadas e todas elas equipadas com meios médicos modernos”, destacou.

    Para a ministra, este investimento foi acompanhado pelo reforço de capital humano, tendo sido realizados dois concursos públicos em 2018 e 2019, respectivamente, o que permitiu a admissão de 25.465 profissionais de saúde, dos quais 2.399 são médicos.

    Apesar disso, referiu, é notável a forma como se dedicam, com orgulho e empenho, para aliviar o sofrimento dos pacientes e manter o bem-estar de toda a população, numa manifestação de amor ao próximo e patriotismo, um legado que as gerações vindouras seguramente tornarão perene.

    Vacinação

    Sílvia Lutucuta disse também que o processo de vacinação contra a Covid-19 assegura uma renovada confiança para apoiar o esforço nacional para debelar a pandemia, para “iniciarmos uma recuperação social e económica sustentada, garantindo assim às novas gerações um país mais justo, mais próspero e mais moderno”.

    A ministra reafirmou a aposta e compromisso do órgão de tutela e do Executivo angolano na melhoria das condições de trabalho e de segurança assim como com a valorização dos médicos em todos os lugares.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Privatização de 109 Ativos do Estado Avaliada em 1,5 Bilião de Kwanzas

    Luanda – O Governo angolano prevê arrecadar cerca de 1,5 bilião de kwanzas com a venda de 109 ativos do Estado até julho de...

    Vera Daves Defende Novo Paradigma de Desenvolvimento Focado na Segurança Alimentar e Parcerias Privadas”

    A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, afirmou em Pequim, China, que Angola está em busca de um novo paradigma de desenvolvimento, com...

    Swelia António revela que, enquanto Miss Angola, enfrentou pessoas com más intenções

    Por: Lindeza Admizalda Swelia António, Miss Universo Angola 2022, foi recentemente convidada do programa "Dia Alegre", da rádio Platina FM 96.8, onde falou sobre...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto