Durante a 13.ª edição do CaféCIPRA, realizada no Centro de Imprensa da Presidência da República, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, revelou uma história inusitada sobre o Presidente da República, João Lourenço (JLO), que se torna um marco histórico para Angola. Segundo a ministra, JLO foi o segundo Presidente no mundo a visitar um hospital sanatório, destacando a importância do atendimento humanizado no setor da saúde.
A declaração foi feita no contexto do tema central do evento, que abordou a “Problemática do Atendimento Humanizado no Setor da Saúde”. Durante sua intervenção, a ministra enfatizou a necessidade de priorizar a literacia em saúde, a formação de quadros, a construção de infraestruturas adequadas e a logística de medicamentos como pilares fundamentais para o desenvolvimento e melhoria dos cuidados primários de saúde em Angola.
Essas palavras da ministra refletem a importância que o governo angolano atribui ao setor da saúde e o compromisso em enfrentar os desafios persistentes para garantir um atendimento humanizado e de qualidade para toda a população.