Fechar O Menu

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O que está em alta

    Congresso da Verdade: IX Congresso Ordinário do MPLA antecipado para Julho

    20 de Janeiro, 2026

    TAAG distinguida em África pelo impacto transformador do programa de formação de pilotos cadetes

    20 de Janeiro, 2026

    Graciete Dombolo retira candidatura à Secretaria-Geral da OMA

    20 de Janeiro, 2026
    Facebook Instagram YouTube
    Facebook X (Twitter) Instagram
    PlatinaLine
    • PlatinaLine
    • Famosos

      Gena de Carvalho e IUKI Cookie saem em defesa de Mariana Rodrigues

      12 de Janeiro, 2026

      Diplomata Elias Chimuco participa em encontro de alto nível na África do Sul

      9 de Janeiro, 2026

      Lesliana Pereira assume produção executiva da nova novela “Os Donos do Silêncio” na TV Girassol

      7 de Janeiro, 2026

      Futuro da economia angolana depende de coragem para investir, disciplina e boa execução

      6 de Janeiro, 2026

      Administradora do Banco SOL, Ema Gonçalves, é coautora da antologia “Avança Mulher”

      6 de Janeiro, 2026
    • Música
    • Em Foco
    • Lifestyle
    • Desporto
    • Galeria
    • Contacto
    PlatinaLine
    Casa»Em Foco»MINSA mantém regra de certificado de Vacina ou teste negativo para entradas e saídas do país.
    Em Foco

    MINSA mantém regra de certificado de Vacina ou teste negativo para entradas e saídas do país.

    Platina LinePor Platina Line6 de Maio, 2023Sem comentários3 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter O LinkedIn Pinterest E-mail

    COMUNICADO DE IMPRENSA

    O Ministério da Saúde tomou conhecimento da Declaração emitida pelo Director Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), no dia 05 de Maio de 2023, onde declara o fim da Covid 19, como uma emergência de saúde global, tendo entretanto enfatizado que “…a Covid 19 não acabou como ameaça a saúde global, uma vez que até a data verifica-se uma morte a cada 3 minutos e essas são apenas aquelas que foram notificadas. Centenas de pessoas lutam pelas suas vidas nas unidades de cuidados intensivos e outros milhões continuam a viver com os efeitos debilitantes da condição pós Covid 19”.

    Também referiu que “…este virús veio para ficar. Continua a matar e está em constantes mutações, permanecendo o risco do surgimento de novas variantes dos virús que causam novas vagas de casos e mortes”. Finalmente, o Director Geral da OMS alerta que “… a pior coisa que um país pode fazer agora é usar estas noticias como razão para baixar a guarda, desmantelar os sistemas que criou, ou enviar a mensagem a sua população que a Covid 19 deixou de ser uma preocupação. Esta notícia significa que é hora dos países fazerem a transição do modo de emergência para o controlo e prevenção da Covid 19, junto de outras doenças infecciosas”.

    O Ministério da Saúde congratula-se com esta Declaração que significa uma vitória dos profissionais de saúde, comunidade científica e todos os outros actores, com realce para toda a população que consentiu inúmeros sacrifícios devido as restrições, isolamento que provocou graves problemas de ansiedade e depressão, assim como consequências socioeconómicas sem precedentes na história da humanidade.

    Face à melhoria da situação epidemiológica do País e no quadro do seu Plano de Contingência e Resposta à Covid 19, o processo da transição de emergência para a fase de controlo da Covid 19 já está em curso, consubstanciando-se entre outras nas seguintes medidas:

    1. Integração da vacina contra a Covid 19 na vacinação de rotina, ou seja, toda a população maior de 12 anos deve ter pelo menos 2 doses;
    2. Reforço da Vigilância Epidemiológica, que significa a testagem de casos suspeitos e contactos e, a notificação obrigatória de todos os casos positivos e dos óbitos; e
    3. A apresentação do Certificado de Vacina à entrada ou saída do País, ou na sua falta, o teste negativo da Covid 19.

    O Ministério da Saúde reitera que a vacinação foi um elemento crucial no controlo emergencial da pandemia ao nível global até à data. Assim sendo, continuará a promover a vacinação contra a Covid 19 no País como estratégia primordial do controlo da doença para salvar vidas, baixar o número de casos graves e óbitos, que ainda vêm-se registando no País. Actualmente a cobertura vacinal do país é de 47%, com pelo menos 2 doses; para que ela seja afectiva na imunidade de grupo deve, segundo a OMS, estar acima dos 85%, sendo esse o desafio do País ao qual todos são chamados a participar.

    O Ministério da Saúde vai adequar o Plano de Contigência do País ao Plano de Gestão da Covid 19 a Longo Prazo da OMS (2023-2025), em que irá adoptar as recomendações adicionais para esta fase de transição, às actuais medidas, de acordo com a situação epidemiológica e a cobertura vacinal do País.

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp E-mail
    Artigo AnteriorMinistro de Estado reafirma empenho de Angola nos esforços de pacificação da região dos grandes Lagos
    Próximo Artigo TV Zimbo busca novos apresentadores para o “A Tarde é Nossa”
    Platina Line
    • Site

    Redação

    Relacionados Posts

    Congresso da Verdade: IX Congresso Ordinário do MPLA antecipado para Julho

    20 de Janeiro, 2026

    TAAG distinguida em África pelo impacto transformador do programa de formação de pilotos cadetes

    20 de Janeiro, 2026

    Graciete Dombolo retira candidatura à Secretaria-Geral da OMA

    20 de Janeiro, 2026

    CAN Marrocos 2025: Rei de Marrocos envia mensagem de felicitações à selecção nacional de futebol, vice-campeã do CAN

    20 de Janeiro, 2026
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Platina Line
    As nossas escolhas

    Congresso da Verdade: IX Congresso Ordinário do MPLA antecipado para Julho

    20 de Janeiro, 2026

    CAN Marrocos 2025: Rei de Marrocos envia mensagem de felicitações à selecção nacional de futebol, vice-campeã do CAN

    20 de Janeiro, 2026

    A Champions League regressa à DStv com a sétima e decisiva jornada da Fase Liga

    20 de Janeiro, 2026

    TAAG distinguida em África pelo impacto transformador do programa de formação de pilotos cadetes

    20 de Janeiro, 2026
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Mundo
    * Mundo

    Trump agradece a Corina Machado oferta de medalha do Nobel: “um gesto maravilhoso”

    Por Osvaldo16 de Janeiro, 20260

    O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a líder da oposição da Venezuela,…

    Líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, oferece medalha do Nobel a Trump

    16 de Janeiro, 2026

    Barbeiro africano chama atenção na internet ao cortar cabelo com ferramentas inusitadas: ferro de engomar, catanas e pás

    5 de Janeiro, 2026

    “Sinto até pena”, diz Xuxa ao negar pacto e rebater críticas antigas

    29 de Dezembro, 2025

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O Platina Line é um portal angolano dedicado a informação, educação e entretenimento. Ele oferece conteúdos sobre diversas áreas, incluindo cultura, música, moda, celebridades e novidades, com foco na língua portuguesa.

    O portal busca informar e entreter angolanos e outros interessados, com foco em notícias e entretenimento.

    Email: pauta@platinaline.com
    Call Center: 226 448 315

    Facebook Instagram YouTube
    Nossas escolhas

    Congresso da Verdade: IX Congresso Ordinário do MPLA antecipado para Julho

    20 de Janeiro, 2026

    CAN Marrocos 2025: Rei de Marrocos envia mensagem de felicitações à selecção nacional de futebol, vice-campeã do CAN

    20 de Janeiro, 2026

    A Champions League regressa à DStv com a sétima e decisiva jornada da Fase Liga

    20 de Janeiro, 2026
    Novos comentários
    • Vlatiniqui Lino em Shakira chora e manda indireta para Piqué em clipe após separação: ‘me deixou’
    • Delcio em Empresário Angolano aposta na produção nacional e na criação de empregos para os jovens
    • Marcos em LS & Republicano celebra 22 anos de existência com ofertas de vários prémios
    • Bocolo Daniel em Unji – DELL Angola dedica-se à importação e distribuição de produtos e serviços Dell
    © Todos os Direitos Reservados. Platina Line 2026
    • Desenvolvido Por :
    • Willsite

    Digite acima e pressione Enter para a pesquisa. Pressione Esc 'cancelar'.