Por: Stella Cortêz
Aos 67 anos de idade, Leon Spinks, antigo e único pugilista que em 1978 derrotou Muhammad Ali, na luta pelo título mundial de pesos pesados, morreu na passada sexta-feira, 5 de Fevereiro, vítima de câncer.
O americano, que sofreu de cancro da próstata, enquanto pugilista, arrebatou a medalha de ouro nos jogos olímpicos Montreal 1976 na categoria de peso-leve e, de igual modo, disputou oito combates quando defrontou o adversário Muhammad Ali, o qual venceu a batalha, tornando-se, desta forma, no único pugilista a retirar um título a Ali.
Spinks foi um dos cinco atletas que venceram Muhammad Ali nos ringues profissionais. O duelo que aconteceu em 15 de Fevereiro de 1978, em Las Vegas, marcou a carreira do americano, que chegou a disputar um cinturão mundial de boxe em outras duas ocasiões, tendo sido derrotado em ambas.
Em Dezembro de 2019, Leon foi diagnosticado com câncer de próstata, e a doença, mais tarde, se desenvolveu também em sua bexiga. Todavia e de acordo com a sua equipa, poucas foram as pessoas que estiveram ao seu lado no momento da despedida devido às restrições impostas para contenção da pandemia da covid-19.
“Leon lutou sua batalha contra inúmeras doenças de forma resiliente, nunca perdendo o seu sorriso característico. Mostrando a verdadeira determinação de Spinks, ele nunca atirou a toalha”, concluiu o documento de relatório sobre seu falecimento.