- Publicidade -

More

    Morre cantor Wyza

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O cantor angolano João Sildes Bunga “Wiza” morreu hoje, sexta-feira, numa das unidades hospitalares de Luanda, vítima de doença.

    A informação foi avançada, à Angop, por uma fonte ligada ao cantor tendo referido que o artista teve um “mau estar” súbito e foi levado a um hospital de Luanda onde acabou por falecer.

    “O pai do Wyza morreu recentemente e foi sepultado no último sábado (29 de Abril) e desde essa altura o cantor ficou com o astral muito em baixo, hoje foi levado ao hospital e acabou por morrer”, detalhou.

    Wyza veio com sua mãe, Elisa Bunga, para Luanda em 1984 saído da sua província natal, Uíge, devido a guerra, mas apesar de perder grande parte dos bens materiais que possuía, trouxe consigo as recordações da vida no campo, amor, música, costumes religiosos e a saudade da terra que ficou longe aqui dentro da pátria.

    De sua mãe, que fabricava e tocava kissange, Wiza herdou o gosto e aperfeiçoou a técnica desse instrumento musical angolano.

    Com a sua mãe, o artista compunha e tocava alguns temas em casa, sempre em idioma Kikongo.

    Com o tema “Mpasi” (sofrimento) conquistou espaço nas rádios de Luanda.

    Entre os seus discos mais conhecidos destacam-se “África Yaya” e “Kinsona”.

    Wiza trabalhou e partilhou o palco com cantores como Dodô Miranda, Beth Tavira, Gigi, Euclides, Paulo Flores, Dalú, Roger, Xico Santos, Mário Furtado, Moreira Filho, Wando Moreira, Nelas do Som, Pirica, Kizua Gourgel, Totó, João Alexandre, entre outros artistas.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    PayPay lança o KWiK, a transferência instantânea

    O PayPay, carteira móvel de pagamentos electrónicos, aderiu, recentemente, aosistema de transferência instantânea e de pagamento denominada KWiK - KwanzaInstantâneo, solução tecnológica criada pelo...

    Filme “Separados” chega às salas do Cinemax no dia 31 de maio

    No próximo dia 31 de maio, o Cinemax estreia o tão aguardado filme angolano "Separados", dirigido por Luzia do Amaral e estrelado por Emanuelson...

    Dabeleza chora amargamente e revela o lado negro da fama: “Te transforma em diabo”

    Por: Sara Rodrigues O músico Dabeleza desfez-se em lágrimas nesta quinta-feira durante uma entrevista ao PLATINALINE, ao abordar o lado sombrio da fama em sua...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto