- Publicidade -

More

    Morre cantor Wyza

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O cantor angolano João Sildes Bunga “Wiza” morreu hoje, sexta-feira, numa das unidades hospitalares de Luanda, vítima de doença.

    A informação foi avançada, à Angop, por uma fonte ligada ao cantor tendo referido que o artista teve um “mau estar” súbito e foi levado a um hospital de Luanda onde acabou por falecer.

    “O pai do Wyza morreu recentemente e foi sepultado no último sábado (29 de Abril) e desde essa altura o cantor ficou com o astral muito em baixo, hoje foi levado ao hospital e acabou por morrer”, detalhou.

    Wyza veio com sua mãe, Elisa Bunga, para Luanda em 1984 saído da sua província natal, Uíge, devido a guerra, mas apesar de perder grande parte dos bens materiais que possuía, trouxe consigo as recordações da vida no campo, amor, música, costumes religiosos e a saudade da terra que ficou longe aqui dentro da pátria.

    De sua mãe, que fabricava e tocava kissange, Wiza herdou o gosto e aperfeiçoou a técnica desse instrumento musical angolano.

    Com a sua mãe, o artista compunha e tocava alguns temas em casa, sempre em idioma Kikongo.

    Com o tema “Mpasi” (sofrimento) conquistou espaço nas rádios de Luanda.

    Entre os seus discos mais conhecidos destacam-se “África Yaya” e “Kinsona”.

    Wiza trabalhou e partilhou o palco com cantores como Dodô Miranda, Beth Tavira, Gigi, Euclides, Paulo Flores, Dalú, Roger, Xico Santos, Mário Furtado, Moreira Filho, Wando Moreira, Nelas do Som, Pirica, Kizua Gourgel, Totó, João Alexandre, entre outros artistas.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Supermercado O Patriota Realiza Primeira Edição do Projeto Social ‘Sopa Solidária Patriótica’ e Distribui 100 Cestas Básicas”

    O supermercado "O Patriota", anteriormente conhecido como Supermercado BIG ONE Patriota, demonstrou um exemplo inspirador de solidariedade ao realizar a primeira edição do projeto...

    Casal presidencial passeia pelas dunas do Parque Nacional do Iona

         O Presidente da República andou de moto nas dunas do Parque Nacional do Iona. Um momento de descontracção com o qual lançou um...

    TAAG põe fim a acordo com Hi-Fly e volta a assegurar na totalidade voos Luanda-Lisboa

    No seguimento do plano de manutenção e recuperação da frota e, no sentido de responder melhor às necessidades do mercado e a estratégia de...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto