No âmbito da celebração do Mês da Mulher, o Movimento Lev´Arte e o Banco Económico realizam um recital feminino de poesia, com a colaboração com a This is Not a White Cube. O evento, denominado ” As Rosas e as Delícias”, irá ocorrer às 18 horas, do dia 15 de Março, no Auditório Banco Económico, no edifício sede deste banco, na Rua do 1º Congresso, nº 8, Ingombotas, em Luanda.
No mês de Março evoca-se e celebra-se a importante função da mulher na sociedade. No âmbito das comemorações associadas a este mês – que assinala a 2 de Março o Dia da Mulher Angola, e a 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher – o Movimento Lev’Arte e o Banco Economico juntam-se para a apresentação do recital de poesia “as Rosas e as Delícias”, que irá reunir cerca de duas dezenas de mulheres angolanas – ligadas à literatura, poesia, cultura, jornalismo, direito e outras áreas de destaque – que irão declamar poemas da sua autoria, bem como ceder obras suas para serem declamadas por outras convidadas. O evento irá, também, contar com um momento musical, protagonizado pela inconfundível voz da cantora Selda, para interpretar a sua famosa “Morena de Cá”.
Neste recital serão apresentados diversos poemas, dos quais se salientam o “Encontro de vidas”, a ser declamado por Katya Santos, autora do livro “Incertezas”. Iracema Cordeiro (Popoleta) irá apresentar o seu poema “Lembranças”, a jornalista Helena Dias – uma das autoras da Antologia Feminina “O Canto da Kianda” – irá recitar o poema “Definir Mulher”, e a poetisa Maria Morena irá declamar “A Mulher em Mim”.
Para além destas autoras, que irão dar voz às palavras escritas nas suas obras, serão declamados poemas por diversas convidadas que se juntam a este recital para partilhar a sua interpretação de textos poéticos que retratam o universo feminino, nas suas diferentes particularidades.
O recital ” As Rosas e as Delicias” pretende, assim, constituir-se um momento cultural de celebração do feminino, através da poesia, e prestar uma homenagem à Mulher e ao seu importante papel no desenvolvimento sustentável do País, de África e do mundo.
Sobre o Lev’Arte
Lev´Arte é um movimento literário cujos objectivos consistem em incentivar o hábito de ler e escrever, bem como humanizar o comportamento das pessoas através da arte. Com representação em todas as províncias de Angola, e presença no Brasil e Namíbia, desde 2006, que o Lev’Arte tem vindo a realizar centenas de eventos anuais, nos quais se incluem recitais de poesia, lançamento de obras literárias, conferências sobre literatura angolana, workshops sobre escrita criativa, jornalismo e literatura, entre outros, que já alcançam uma audiência de mais de 240.000 jovens, por ano, em todo o território nacional
Sobre o Banco Económico
O Banco Económico pretende ser um agente de transformação e de criação de valor social nas áreas estratégicas da sociedade angolana. Neste âmbito, o banco desenvolve a sua estratégia de responsabilidade social empresarial através da realização de programas e acções nas áreas da cultura e artes, educação, saúde, desporto e ambiente. O Banco Económico assume um sólido compromisso com o desenvolvimento sustentável do País e acredita que todos os agentes económicos têm um papel fundamental na promoção da responsabilidade social em Angola.