A província do Moxico conta com 214 novos funcionários no sector de saúde, que vão exercer as suas funções nos nove municípios. Os mesmos foram admitidos no concurso público de 2022 e estão a receber uma formação de capacitação na cidade do Luena, nesta terça-feira, 23 de Maio.
A formação, que termina hoje, aborda temas como ética e deontologia profissional, nova lei de base da função pública e humanização dos serviços de saúde, com o objectivo de preparar os novos funcionários para desempenharem as suas tarefas com competência, responsabilidade e respeito pelos pacientes.
Entre os 214 funcionários, há 36 médicos, 86 técnicos fisioterapeutas e 76 enfermeiros, que vão reforçar o quadro clínico da província e melhorar a qualidade da assistência médica à população.
O Director do Gabinete Provincial da Saúde, Tiago Mário, na abertura do seminário, salientou a importância da formação para os recém-enquadrados. “Estamos a transmitir-lhes os conhecimentos e as orientações necessárias para o trabalho que o sector exige, tendo em conta que lidam com vidas humanas. Queremos que eles sejam acolhidos e integrados na nossa equipa e que prestem serviços humanizados, evitando constrangimentos aos cidadãos”, afirmou.
Tiago Mário manifestou ainda a sua preocupação com o cumprimento dos princípios de ética por parte dos profissionais de saúde e apelou ao seu compromisso e dedicação. “Esperamos que eles sejam um exemplo de bom atendimento, de cordialidade e de resolução dos problemas de saúde das pessoas. Que sejam agentes de mudança e de melhoria contínua do nosso sector”, concluiu.