- Publicidade -

More

    Como aproveitar as oportunidades de trabalho na área de TI

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Headhunter explica quais os critérios de avaliação na hora de escolher um profissional para o setor…

     

     

    Com o cenário econômico aquecido, aumenta o número de vagas para profissionais interessados em atuar na área de TI. Isso amplia as oportunidades de trabalho não só para quem está no início da carreira, mas também para gerentes, diretores e até presidentes que buscam novos desafios no setor.

    Boa parte desse trabalho de procurar os executivos para preencher essas vagas abertas está nas mãos dos chamados ‘headhunters’ (caçadores de talentos). O trabalho deles consiste em, a partir das características demandadas pelas empresas e após identificar o perfil exigido para um cargo, buscar executivos de mercado que possam preencher os requisitos. Mas como virar um alvo desses headhunters?

    A porta-voz de uma multinacional que busca executivos – e prefere não se identificar por conta do sigilo de seu trabalho – conta que nem sempre uma vaga para uma empresa de TI precisa ser preenchida por alguém que já atua no setor. “Nós [headhunters] olhamos não só a especialidade, mas a sinergia dos cargos e empresas que o executivo já trabalhou”, conta. Isso significa que uma vaga para liderar o departamento comercial de uma empresa de informática, por exemplo, não precisa, necessariamente, ser preenchida por alguém do setor. Os requisitos necessários são uma boa experiência em vendas e, obviamente, conhecimento sobre produtos ou serviços.

    Para cargos de gestão, diferentemente dos níveis iniciantes, os headhunters exigem ainda que o executivo apresente um bom histórico profissional. “Enquanto em uma vaga de analista, por exemplo, explora-se o potencial do jovem candidato, nos cargos mais altos, o que conta mesmo é a experiência”, diz.  Na verdade, a especialista explica que procura cruzar o histórico profissional com os desafios propostos pelo cargo.

    Além disso, é sempre importante que o executivo esteja envolvido em novos projetos, pois a área de TI é um mercado que depende de profissionais com espírito inovador. “Gostamos de saber o que a pessoa faz para se atualizar e o quanto se envolve no negócio da empresa”, comenta. A headhunter também conta que é comum discutir sobre tendências nas entrevistas e que, atualmente, um dos assuntos mais comentados na área de TI é cloud computing (computação em nuvem).

    Outro fator essencial para que um executivo acabe na mira dos headhunters é o perfil. A caçadora de talentos conta que nem sempre o profissional vai desempenhar bem o seu papel só porque trabalhou no mesmo cargo anteriormente. É preciso que o executivo tenha uma postura e pensamentos adequados à cultura da empresa. A porta-voz ainda explica que boas referências no mercado e avaliações positivas nos cargos ocupados também fazem parte do critério de avaliação.

    Em média, um processo de seleção conduzido por headhunters dura cerca de três meses, apenas na fase inicial, ou seja, antes que o candidato seja encaminhado para entrevistas na empresa. De forma geral, são escolhidos de quatro a cinco finalistas.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Higino Carneiro Fala Para Adolescentes Sobre o Processo de Paz em Angola

    Em uma iniciativa de orientação para a nova geração de angolanos sobre a história do país, o General Higino Carneiro participou, nesta quinta-feira, 18,...

    Erica Chissapa aconselha nova geração de atores a serem insaciáveis na busca de conhecimento: “O ator não é um ser básico”

    A multifacetada Erica Chissapa ofereceu conselhos aos jovens da nova geração que estão entrando no cenário cinematográfico, incentivando-os a serem profissionais que buscam conhecimento...

    Lurdes Miranda e produtor francês unem-se em estúdio para criar hit internacional: “Deus já abençoou”

    Por: Liliana Victor Após uma tour pela América do Sul, onde passou pela terra do samba, Brasil, a influenciadora digital e cantora Lurdes Miranda teve...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto