Muacepeia, de Kumbi Lyxya, faz Yuri da Cunha reviver momentos nostálgicos

0
332

Por: Stella Cortêz 
Yuri da Cunha, que já apresentou a sua veia criativa, melodias e letras imortalizadas no concerto sem público denominado “live no Kubico”, relembrou através da música “Muacepeia”, da banda Kumbi Lixia, momentos marcantes das suas vivências ao lado da sua avó Julieta Kiley.


Numa publicação, no seu Instagram, o showman descreveu que, desde a kibala, Rocha Pinto até chegar à cidade de Luanda, o grupo Kumby Lyxya tem um percurso muito parecido ao seu. Todavia, Yuri sublinha que a forma única que o grupo oriundo do Cuanza Sul tem de cantar e mostrar os sentimentos remonta qualquer filho nato da província acima mencionada para um tempo nostálgico de doces lembranças. 


“Qualquer Filho do Waku Kungo, Kibala, Gabela, Calulu, que tenha beijado a terra com a verdade que há no chão dela, consegue reconhecer a melodia desta música, tenho a certeza. As lágrimas começaram a cair no meu rosto sem que eu desse conta, esta era uma das músicas que a minha avó mais cantava para mim quando quisesse contar uma história da sua adolescência e juventude. No ano passado, ainda pedi aos tios Angelino e Maria Emília, que me ensinassem a letra toda da música, e para surpresa agradável desta tarde de domingo, mais uma vez a composição levou-me até a minha mais profunda raiz, em tudo o que sou, principalmente no amor”, expressou Honrado por ser neto de Julieta kiley, o intérprete recorda: “Eu perguntava: Mas, avó! Você é gentia, como é que sabes que serei capeta? Ela me abraçando, dizia: Eu é gentia, mas sabe… minha avó me ensinou a dizer sempre nós, porque não podemos esquecer que Deus também andava connosco. Por isso, tínhamos que ter boas práticas, porque Deus estava a ver tudo. E sempre que minha avó falasse sobre isso, ela cantava esta música Ewoye. Daí, eu ter gravado a música Macumba, com pedaços melódicos dos sentimentos que minha avó cantava e os que ela me permitia sentir”, finalizou.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments