Por: Stella Cortêz
Presente no mercado da moda há 15 anos, Nadir Tati, que no passado fim-de-semana apresentou a sua mais recente colecção “África Yami”, em homenagem ao continente africano, fez saber, durante a sua passagem no programa Dia Alegre, da PLATINA FM, que em Angola não existe Escola de Moda.
A diva da Moda começa por esclarecer que em Angola existem sim pessoas a tentarem fazer alguma coisa, porém não se pode chamar de escola de Moda, pois para tal é importante que seja mais completa.
“As poucas que temos claramente vem dar resposta às pessoas que gostam de moda e estão diariamente a fazer alguma coisa, todavia, não se pode chamar de curso de moda”, disse a designer que tem partilhado experiências com profissionais de África e Europa, ressaltando que, para além de investimento, falta tudo, inclusive institutos de moda.
“Faltam os institutos que devem ser especificamente para isso, mas não sinto até então o peso dessas formações a nível nacional, ainda não vi na prática estudantes completos a defenderem aquilo que fizeram e vão fazendo”, frisou.
Nadir Tati realçou, de igual modo, que existem alguns artistas que não passam por escolas de moda, no entanto, têm apresentado trabalhos muito bonitos e estão diariamente a dar respostas ao mercado.
“Temos alguns que são muito bons, também tenho andado por diferentes pontos do país, estive no Huambo, Cunene, Lubango, Cabinda, caminhamos um bocado a fazer não somente a busca de novos talentos, mas também de novas caras e designers”.