- Publicidade -

More

    Njinga e o equívoco de um abaixo assinado

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    São publicados, anualmente, dezenas de estudos de europeus, americanos e asiáticos sobre a Rainha Njinga Mbandi, a soberana que reinou nas terras do Ndongo e da Matamba por décadas. É das figuras ou a figura mais estudada que viveu e nasceu no actual território de Angola.

    A sua presença é marcante no imaginário da diáspora “angolana” espalhada pelo mundo, especialmente em África, claro, e nas Américas.

    Por isso, o interesse mundial de levar a sua memória ao cinema é absolutamente natural. Assim sendo, não percebo o absurdo do abaixo assinado que classifica o projecto de produção de um documentário/filme sobre a soberana, de americanos ou europeus, como uma afronta ao país, à nossa “soberana “cultural.

    A nossa amiga brasileira Mariana Bracks tem um excelente trabalho, minha humilde avaliação, sobre a Rainha Njinga, conheço um livro. Um livro que pode servir de base para um filme ou documentário.

    O épico filme O Último Imperador (chinês), filmado na Cidade Proibida, é uma produção de Hollywood. Uma história chinesa, conduzida no cinema por americanos.

    Respeito os promotores da ideia, a malta que apoia. Mas a tal petição é tão ridícula que classificar como patética, peço desculpas pela frontalidade, é elogio.

    Autor: RAIMUNDO SALVADOR
    Jornalista Cultural

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Primeira loja da marca oficial Cavalinho inaugurada em Luanda

    A marca “Cavalinho” inaugurou, nesta Quinta-feira (11), em Luanda, no Distrito Urbano do Benfica, a sua primeira loja de acessórios de moda e artigos...

    Presidente João Lourenço e Ana Dias irradiam simpatia na 10ª edição dos Prémios SIRIUS

    O Presidente João Lourenço e a Primeira Dama, Ana Dias, foram os destaques da noite durante a gala da 10ª edição dos Prémios SIRIUS....

    Reverendo angolano Paulo de Carvalho recebe certificado de Mérito pela Universidade de Oxford

    Por: Sara Rodrigues Mais um angolano a elevar o nome de Angola e a ganhar destaque lá fora. Trata-se de Paulo de Carvalho da Conceição,...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Visit arnan.me

    Mais como isto