- Publicidade -

Visit arnan.me
More

    Noite Dia: De menina do Rangel para a rainha e referência do Kuduro

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por: Júlia Filipe

    Anabela Etianeth Ferreira Bento é conhecida nas lides artísticas como Noite Dia. A jovem nasceu na Rua Azul, no bairro da Precol, em Luanda, a 24 de Outubro de 1984, e é tida como uma das mais respeitadas vozes femininas do Kuduro em Angola.

    Noite Dia considera-se uma mulher aberta e sem tabus. A artista sempre gostou de dançar, coisa que diz que sempre esteve no seu sangue. Com o apoio da irmã mais velha, a cantora seguiu em frente com firmeza, no princípio sonhava em ser bailarina, mas o grupo se desfez quando a sua irmã mais velha a abandonou, mas conseguiu fazer parte de um grupo de dança tradicional.

    As actividades artísticas da companhia de dança restringiam-se à Precol e Rangel, numa época em que faziam furor em Luanda nomes como Fofandó, Puto Prata e mestre Yara. Contagiada pelo ritmo do Kuduro, Noite Dia decidiu abandonar a dança e optar pelo estilo agressivo que a fascinou no momento, conheceu Puto Prata que tinha fama e respeito entre os kuduristas de Luanda e, em 2002, Noite e Dia conseguiu entrar pela primeira vez num estúdio de música. Em conversa com Puto Prata, o doutorado sugeriu-lhe que fizessem um dueto e a junção das vozes resultou nos temas Mega e No Guetho e na City.

    Nas semanas seguintes, Noite Dia e Puto Prata voltaram ao estúdio e gravaram a música Kibeixa. A canção tornou-se num dos maiores sucessos do Kuduro em Angola, que os fez participar em muitos espectáculos em Luanda e no resto do país.

    Em 2004, Noite Dia foi eleita vencedora do Top Kuduro, uma iniciativa da Rádio Escola, tendo atingido a fama na sua carreira aos 20 anos de idade.

    Prestes a lançar o seu mais recente álbum discográfico, Noite Dia é vista como uma referência pelas suas colegas de trabalho e, de momento, faz sucesso coma música “Abre o livro”. Apesar de nunca ter sido homenageada, Noite Dia disse que nunca vai desistir de fazer o que mais ama na vida, cantar.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Higino Carneiro Fala Para Adolescentes Sobre o Processo de Paz em Angola

    Em uma iniciativa de orientação para a nova geração de angolanos sobre a história do país, o General Higino Carneiro participou, nesta quinta-feira, 18,...

    Erica Chissapa aconselha nova geração de atores a serem insaciáveis na busca de conhecimento: “O ator não é um ser básico”

    A multifacetada Erica Chissapa ofereceu conselhos aos jovens da nova geração que estão entrando no cenário cinematográfico, incentivando-os a serem profissionais que buscam conhecimento...

    Lurdes Miranda e produtor francês unem-se em estúdio para criar hit internacional: “Deus já abençoou”

    Por: Liliana Victor Após uma tour pela América do Sul, onde passou pela terra do samba, Brasil, a influenciadora digital e cantora Lurdes Miranda teve...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto