- Publicidade -

More

    Noite Dia: De menina do Rangel para a rainha e referência do Kuduro

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por: Júlia Filipe

    Anabela Etianeth Ferreira Bento é conhecida nas lides artísticas como Noite Dia. A jovem nasceu na Rua Azul, no bairro da Precol, em Luanda, a 24 de Outubro de 1984, e é tida como uma das mais respeitadas vozes femininas do Kuduro em Angola.

    Noite Dia considera-se uma mulher aberta e sem tabus. A artista sempre gostou de dançar, coisa que diz que sempre esteve no seu sangue. Com o apoio da irmã mais velha, a cantora seguiu em frente com firmeza, no princípio sonhava em ser bailarina, mas o grupo se desfez quando a sua irmã mais velha a abandonou, mas conseguiu fazer parte de um grupo de dança tradicional.

    As actividades artísticas da companhia de dança restringiam-se à Precol e Rangel, numa época em que faziam furor em Luanda nomes como Fofandó, Puto Prata e mestre Yara. Contagiada pelo ritmo do Kuduro, Noite Dia decidiu abandonar a dança e optar pelo estilo agressivo que a fascinou no momento, conheceu Puto Prata que tinha fama e respeito entre os kuduristas de Luanda e, em 2002, Noite e Dia conseguiu entrar pela primeira vez num estúdio de música. Em conversa com Puto Prata, o doutorado sugeriu-lhe que fizessem um dueto e a junção das vozes resultou nos temas Mega e No Guetho e na City.

    Nas semanas seguintes, Noite Dia e Puto Prata voltaram ao estúdio e gravaram a música Kibeixa. A canção tornou-se num dos maiores sucessos do Kuduro em Angola, que os fez participar em muitos espectáculos em Luanda e no resto do país.

    Em 2004, Noite Dia foi eleita vencedora do Top Kuduro, uma iniciativa da Rádio Escola, tendo atingido a fama na sua carreira aos 20 anos de idade.

    Prestes a lançar o seu mais recente álbum discográfico, Noite Dia é vista como uma referência pelas suas colegas de trabalho e, de momento, faz sucesso coma música “Abre o livro”. Apesar de nunca ter sido homenageada, Noite Dia disse que nunca vai desistir de fazer o que mais ama na vida, cantar.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto