A cantora angolana Anabela Etianeth Ferreira Bento, mais conhecida por Noite e Dia, encontra-se no Brasil desde Quarta-feira (15), onde irá representar Angola no considerado maior festival de cultura negra do mundo, “Afropunk”, que decorre nos dias 18 e 19 do mês em curso.
Ao Platinaline, a artista contou que foi convidada pela Organização Marimba para representar Angola com o estilo que lhe caracteriza (Kuduro), no evento que reúne várias culturas, em que, com a Banda Baianasystem, no dia 19, irá partilhar o palco com artistas como Iza e Alcione, bem como com artistas moçambicanos, Bissau Guineense e de outros países.
Para a autora do “A Dor do Mestre”, participar deste evento e representar Angola com o Kuduro significa uma porta aberta para internacionalizar a sua carreira.
“É uma grande alegria estar a representar Angola, isso significa que, durante esses anos todos, a administração e a dedicação do meu trabalho tiveram êxitos(…). Para mim representa muito e é uma porta aberta para começar a internacionalizar a minha música.”, descreveu.
Refira-se que o Afropunk surgiu como um movimento cultural, que tinha como propósito ser resistência dentro de uma comunidade punk rock dominada por pessoas brancas. O lançamento do documentário Afropunk (2003), dirigido por James Spooner, foi um pontapé inicial para o movimento. Em 2005, o Afropunk ganhou o formato de festival internacional e multi-artístico, no Brooklyn, em Nova York.
Por: Nunes Hebo