- Publicidade -

More

    Nova série da Globo, ‘Sob Pressão’ retrata as dificuldades dos profissionais de um hospital público brasileiro

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O desejo de salvar vidas é o que move os profissionais da série médica genuinamente brasileira, resultado de uma co-produção entre Globo e Conspiração; estreia está prevista para 1 de Agosto no canal 10 da ZAP, às 22h00

    A sirene da ambulância anuncia mais um dia de grandes desafios para a equipa médica de um hospital público do Rio de Janeiro. Entre um paciente e outro, eles tentam superar os obstáculos constantes do ambiente caótico de uma emergência do subúrbio carioca e ultrapassam todos os limites para manter os pacientes vivos num hospital onde tudo falta. À flor da pele estão as próprias angústias e os dramas pessoais daqueles que chegam em busca de ajuda.

    E é no meio dessa batalha diária que duas vidas atormentadas pelos fantasmas do passado encontram, uma na outra, a cura para as suas almas doentes. De um lado, o céptico Dr. Evandro (Julio Andrade), cirurgião-chefe da equipa médica. Um profissional de talento incomparável, viciado no trabalho e em remédios. Deprimido, ele ainda não superou a perda da esposa Madalena (Natália Lage), que morreu no seu turno em uma cirurgia de emergência. Logo ele, que havia imposto um desafio a si próprio, “Ninguém morre no meu plantão”. Madalena acabou por virar mais uma das marcas que Evandro faz com um bisturi na porta de uma sala do hospital a cada pessoa que não consegue salvar. E essa dor parece ser impossível de superar.

    Do outro lado, a religiosa e eficiente Dra. Carolina (Marjorie Estiano), cirurgiã vascular que procura na fé o antídoto contra toda miséria que enfrenta no dia-a-dia. Ela, que acredita na bondade e na solidariedade humana, carrega feridas que nunca cicatrizam. São marcas que ela mesma faz no corpo e que a lembram diariamente dos traumas que a acompanham desde a infância.

    Ao lado da dupla de médicos, outros profissionais de igual talento se juntam no desafio pesado do quotidiano da equipa. Décio (Bruno Garcia), o clínico-geral, é justo, comprometido com o seu trabalho, solícito e muito amável, mas revela pouco sobre si, já que a sua intimidade é guardada a sete chaves. Diferente dele, o anestesista Amir (Orã Figueiredo) não consegue esconder o romance duplo em que se meteu. As suas duas noivas, Liliana (Renata Gaspar) e Violeta (Leticia Isnard) tomam-lhe todo o tempo que resta fora do trabalho, tornando a sua vida pessoal tão complexa quanto a sua profissão. Charles (Pablo Sanábio) é o médico residente da equipa. Tem poucos anos de carreira, mas já conhece técnicas criativas que driblam as dificuldades de uma emergência pública. Rafael (Tatsu Carvalho) é o neurocirurgião. Com ar misterioso, ele aparenta esconder um grande segredo que pode mudar os rumos da sua vida profissional e pessoal. Jaqueline (Heloísa Jorge), a enfermeira, e Kelly (Talita Castro), a técnica de enfermagem, auxiliam os médicos durante o plantão e dedicam-se a oferecer o máximo de conforto aos pacientes que chegam ali, mesmo que isso pareça ser impossível.

    A administração do local e a coordenação desses profissionais que vivem sob pressão não são fáceis. Samuel (Stepan Necerssian), o director do hospital, precisa “dançar conforme a música”.  Há até quem diga que ele é conivente com a corrupção, mas o seu principal desafio é garantir o material e a infra-estrutura necessária para manter o funcionamento da unidade, custe o que custar. Apesar de sua desenvoltura nas negociações e das inúmeras limitações que ele precisa superar, nem sempre consegue fornecer o suficiente para a sobrevivência dos doentes e a sanidade da sua equipa.

    É diante deste cenário que todos os cirurgiões, juntos – cada um com a sua especialização e as diversas particularidades –, formam uma equipa de médicos-heróis dispostos a tudo para ajudar a quem precisa, oferecendo esperança aos que chegam por ali diariamente entre a vida e a morte.

    Ícaro Silva como Dr Paulo Marjorie Estiano como Dra Carolina e Julio Andrade como Dr Evandro Crédito Páprica Fotografia

    Amir ( Orã Figueiredo )
    Amir ( Orã Figueiredo )
    Carolina ( Marjorie Estiano )
    Carolina ( Marjorie Estiano )
    Décio ( Bruno Garcia )
    Décio ( Bruno Garcia )
    Jaqueline ( Heloisa Jorge )
    Jaqueline ( Heloisa Jorge )
    Kelly ( Talita Castro )
    Kelly ( Talita Castro )
    Samuel ( Stepan Necerssian )
    Samuel ( Stepan Necerssian )

    Com direcção geral de Andrucha Waddington e direcção de Mini Kerti, a série ‘Sob Pressão’ é fruto da longa-metragem de Andrucha Waddington de mesmo nome. Além disso, é uma co-produção da Globo com a Conspiração, criada por Luiz Noronha, Cláudio Torres e Renato Fagundes a partir de uma ideia original de Mini Kerti, livremente inspirada no livro “Sob Pressão – A rotina de guerra de um médico brasileiro”, escrito por Márcio Maranhão. Uma série de Jorge Furtado, que escreve os episódios com Lucas Paraizo, Antonio Prata e Márcio Alemão, e conta com a consultoria médica de Márcio Maranhão.

    ‘Sob Pressão’ estreia dia 1 de Agosto às 22h na Globo, canal 10 da ZAP.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Access Bank PLC consolida posição na África Oriental com a aquisição do ABC Bank da Tanzânia

    O Access BankPLC ("o Banco") anunciou a conclusão bem-sucedida da aquisição do African Banking Corporation da Tanzânia(ABC), no âmbito da sua estratégia expansão estratégicacom...

    Francisco Destino apela por cuidados com “burnout” e esgotamento físico

    Por: Lindeza Admizalda Francisco Destino, sociólogo angolano e conhecido estrategista de negócios, compartilhou nesta quarta-feira (12) que foi diagnosticado com esgotamento físico, conhecido como "burnout",...

    Mbala Nzola e Annabelle Semenou anunciam chegada do primeiro filho

    Por: Helder Lourenço O jogador internacional angolano Mbala Nzola e a modelo Annabelle Semenou anunciaram, nesta quarta-feira, 12 de junho, que estão à espera do...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto