- Publicidade -

More

    O futuro dos apresentadores de TV em Angola

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Em menos de 3 anos, a concorrência para se ter nos canais de televisão angolana bons apresentadores, aumentou significativamente.

    A TPA, por ser a que mais quadros experientes reúne, é também a mais prejudicada nesse campo. A Zap, Banda Tv e a Tv Zimbo só para citar, sacam todas as suas cartas jogando com o trunfo certo para contratar desde apresentadores, produtores e outros quadros raros em quantidade muito menos em eficiência para ocuparem lugares estratégicos e que determinam a qualidade dos programas que começam a ser emitidos a nível nacional e internacionalmente.

    A grande questão é, até quando isso vai continuar e como todos os canais se devem preparar para evitar ao mínimo tudo isso?

    Angola é dos poucos países da Lusofonia onde um apresentador de televisão ganhe menos de 1500 usd. Muitos deles, nada mais têm senão a fama. A forma como a realidade social está a mudar, obrigada a que apresentadores de Tv comecem a pensar diferente no seu futuro e, com abertura do mercado da comunicação e o consequente surgimento de novos operadores, as mudanças, essas não se fazem esperar.

    Pedro  Nzagi, deixa o canal 2 da Tpa e, segundo dados oficiosos, vai para a Banda tv. Victor Hugo Mendes, deixou a TPA1 para Zap como afirmara no programa Tchilar mas que não se sabe depois como ficou a sua situação. Rossana Miranda, saiu da Tv Zimbo para a Tpa1. Estes, são dos poucos exemplos práticos sobre a movimentação de jovens apresentadores que trocam as suas estações para concorrência sendo pouco mais se possa dizer.

    Se chega a especular que os apresentadores começam a exigir uma maior valorização com melhores salários, condições de trabalho e uma visão longo prazo que vá corresponder com o estatuto que ganham com o seu trabalho.

    Mas, quem mais tem como é o caso da Tpa, corre o risco de ser ela quem mais comece a perder. O grande problema é que não se estão a formar nem a nascer grandes talentos. Há cada vez mais o déficit de conhecimento e técnicas básicas de comunicação, indispensáveis para quem almeja ser um apresentador de televisão.

    Mas a Tpa e demais canais, começam também a “roubar” da rádio os seus melhores locutores porque como se sabe, a rádio é, ainda, um bom viveiro de profissionais mas, até quando se dará o luxo de perder bons locutores?

    O futuro ainda vai trazer mais novidades e iremos assistir à uma verdadeira disputa de apresentadores que se irão movimentar do Talatona para Maianga em busca de maior e mais estabilidade.

    O Pedro Nzagi, protagonizou uma das maiores perdas para o Canal2. A situação não de adivinha fácil de gerir pelos anos que esteve à frente do programa único do género com a maior audiência naquele horário. O que aconteceu e quem o vai substituir? São outras das perguntas que não se calam.

    Quanto valem os apresentadores em Angola? Como as empresas começam a encarar essa situação, e de que forma se estão a preparar no sentido de protegerem melhor os quadros tidos como peças chaves para os seus programas?

    Até que ponto essa concorrência fará com que sejam mais valorizados os apresentadores em Angola?

    Seja como for, a redação da Platina line, vai continuar atenta a estas movimentações e trará as mais frescas novidades para os seus leitores virtuais.  

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Livro “O Abecedário Que Se Fingiu de Mudo” do moçambicano Ernesto Moamba será apresentado e encenado em Luanda

    O escritor moçambicano Ernesto Moamba irá realizar, nos dias 1 e 2 de Junho, em Luanda, um momento cultural e artístico para encenação e...

    Jovens angolanos desenvolvem motocicleta movida a gás butano

    Félix Sawembo, Filipe José, Mário Adriano e Saprinho Kaingona - recém-formados no curso de Máquinas e Motores pelo Instituto Politécnico Privado Pitágoras -uniram forças...

    Chelsea Dinorath celebra 60 milhões de streamings e renovação de contrato com a One RPM Brasil

    Por: Sérgio Flávio A cantora angolana Chelsea Dinorath, pertencente à Benga Boyz, de Preto Show, comemorou ontem (28) o alcance de 60 milhões de streaming...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto