- Publicidade -

More

    “O teatro salvou-me a vida”, afirma Jaime Joaquim após descobrir que cresceu com dislexia

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por: Nunes Hebo

    O conhecido actor angolano Jaime Joaquim contou, recentemente em entrevista ao programa “Platinando”, da Platina FM (96.8), que o teatro o salvou por encontrar na arte o refúgio para lidar com um distúrbio genético com o qual cresceu: “a dislexia”.

    A dislexia é um distúrbio genético que se caracteriza pela dificuldade de aprendizagem, que compromete a capacidade de leitura e escrita. Entre alguns dos sinais da dislexia estão lentidão no aprendizado, problemas de concentração, dificuldade em soletrar e confusão com letras, sons ou grafias parecidas.

    O distúrbio descoberto pelo actor apenas aos 26 anos, Jaime Joaquim recordou do bullying que sofreu enquanto criança, “você não sabe ler”, ouvia constantemente esta frase, dada a ignorância das pessoas sobre o distúrbio, deixando até familiares com pouca fé em relação à sua pessoa.

    “Uma vez, nós tivemos uma reunião familiar e a minha irmã chegou até mim e disse que eu era dos filhos da mãe que as pessoas não esperavam que fosse singrar na vida”, contou.

    Aos 10 anos, descobriu o teatro, e foi na arte de representar que encontrou mecanismos para lidar com o distúrbio genético.

    “O teatro salvou-me a vida, eu sou muito grato ao teatro. (…) porque eu gaguejava, eu chorava facilmente, eu não conseguia me expressar, então, no teatro, os exercícios, o contacto com as pessoas, o querer superar o personagem, o querer fazer (…) aquilo foi despertando em mim outras capacidades, outras valências e fui granjeando e hoje estou aqui”, contou.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Banco Bic abre inscrições para o crescer juntos e homenageia empresas co-investidoras

    O Banco BIC abriu nesta segunda-feira, 17 de Junho, as inscrições deste ano para ONGs, Fundações e Associações que necessitam de recursos financeiros e...

    Clénio & Clésio Gomes são os mais recentes acionistas do Luanda City, equipa recentemente promovida ao Girabola

    Clénio & Clésio Gomes são os mais recentes acionistas do Luanda City, equipa recentemente promovida ao Girabola É com imenso prazer que anunciamos a nossa...

    Jornalista Dalila Prata destaca-se no 21º Fórum Meteoclimatic no Média Workshop em Darmstadt (Alemanha)

    Por: Luizão Cabulo A jornalista angolana Dalila Prata destacou-se no 21º Fórum Meteoclimatic no Média Workshop em Darmstadt, Alemanha, representando Angola e a "TPA online"...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto