Na sexta-feira 7 de Maio, mais uma vez Daniel Nascimento, Lurine Mendes, Chris Fox e MC K fizeram o Zoom da Semana que passou.

Daniel Nascimento abriu com um monólogo, com um tom bem mais sério e bastante contundente e falou do incidente que envolveu Conceição Queiroz em Portugal, que foi abusada verbalmente com comentários racistas enquanto fazia estava em directo para a TVI. Na mesma semana, ocorreu um caso de agressão física em directo a um jornalista da TVI, e este mereceu mais destaque e os responsáveis da estação uniram-se em torno deste profissional inequivocamente. Daniel Nascimento traçou realçou algumas diferenças da abordagem dos media e da sociedade em geral, e as pequenas nuances do racismo que muitos teimam em não entender ou desvalorizar.

Ainda em Portugal, falamos do movimento “me too”, contra o abuso e assédio sexual com várias personalidades a darem a cara e a voz em prol desta causa. A actriz Rita Pereira foi convidada a comentar este tema.

Na semana passada, comemorou-se o dia internacional da liberdade de imprensa e o ministro das telecomunicações, tecnologias da informação e comunicação social, Manuel Homem teve um encontro com os jornalistas para assinalar a data. A jornalista Luísa Rogério foi nossa convidada para comentar este encontro, e outros tópicos à volta do assunto.

O Zoom da Semana vai ao ar todas as sextas-feiras à noite no ZAP Viva, em Moçambique e Portugal. A ZAP reassume o compromisso de continuar a envidar esforços, para que a normalidade da emissão do ZAP Viva em Angola seja brevemente reposta, e que que conteúdos como o Zoom da Semana, possam também entreter o público angolano, e brevemente estará de volta aos ecrãs no país.