- Publicidade -

More

    Obras do novo aeroporto ficam concluídas em 2020

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    As obras de construção do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL) podem estar concluídas em 2020, caso não existam constrangimentos de ordem financeira, informou hoje Rodrigo Januário, director-geral da Mace Group, empresa que fiscaliza os trabalhos.

    No que diz respeito à área de movimento, o director-geral da Mace Group, salientou que a pista Norte está com um grau de execução de 66 porcento, a pista Sul com 56 porcento, e a placa central para acesso das aeronaves ao terminal está executada em 58 porcento.

    No terminal principal está concluída a estrutura de betão armado e a estrutura metálica da cobertura, assim como a totalidade das fachadas.

    Decorrem neste momento trabalhos de instalações eléctricas, ar condicionado e redes de águas e esgotos. O respectivo grau de execução é de 47 porcento.

    Bugesera-International-Airport aeroporto

    No respeitante ao controlo de tráfego, a torre de controle está executada em 91 porcento, faltando apenas a instalação dos equipamentos de controle aeronáutico.

    A construção de Edifício de Controle de Tráfego Aéreo (ATC) está quase concluída e está a processar-se a preparação de instalações de equipamentos. O grau de execução é de 70 porcento.

    Rodrigo Januário avançou que está em curso a construção da Estação de Radar de Controle de Tráfego Aéreo e da Estação de Radar de Meteorologia.

    Em termos de edifícios auxiliares e instalações de apoio, apontou a Estação de Combustível (construção foi executada em 52 porcento), Edifício dos Órgãos de Inspecção e Segurança (executado em 76 porcento), Subestação Central Eléctrica (construção executada em 96 porcento).

    Ainda assim, o NAIL vai contar com Terminal Carga ( construção executada em 23 porcento), Estações Refrigeração (execução na ordem de 45 porcento), projecto de arborização (60 porcento) estando o grau de execução da Estação de Tratamento de Águas residuais em 39 porcento.

    Segundo o responsável da Mace Group, o grau de execução global do NAIL está neste momento na ordem dos 60 porcento.

    “A conclusão está prevista para o fim do primeiro trimestre 2020, dependendo de possíveis constrangimentos financeiros que, para nós, são impossíveis de prever”, disse.

    Capital Humano

    Foi desenvolvido um estudo que facilitou a identificação dos postos de trabalho necessários com os respectivos perfis profissionais, para a operação do Novo Aeroporto Internacional de Luanda, com elevados níveis de produtividade e de eficiência.

    Com base nele está em execução um plano de acção para o processo de selecção e recrutamento assente num conjunto de técnicas e procedimentos para captar os candidatos potencialmente mais qualificados e capazes de ocupar os diferentes postos de trabalho do NAIL, de forma a responder aos requisitos exigidos no respectivo perfil profissional.
    Acrescido a tudo isso, existe ainda um plano formação.

    Equipamentos

    Vários equipamentos necessários para o NAIL foram encomendados, dentre os quais se destacam os sistemas de navegação aérea, o sistema de observação meteorológica (radar e simulador para instrução). Foram igualmente encomendados equipamentos para acabamento e apetrechamento do terminal, da torre de controle e outras áreas em construção.

    Uma vez instalados os equipamentos no NAIL, dará um grau substancial na sua execução.

    Visita do PR

    Em Outubro do ano passado, o Presidente da República, João Lourenço, efectuou uma visita de constatação às obras do Novo Aeroporto Internacional de Luanda, localizado na comuna do Bom Jesus, no município de Icolo e Bengo.

    No local, João Lourenço assistiu ao vídeo de cerca de 17 minutos que ilustra a configuração do projecto, bem como inteirou-se dos níveis de execução física e acessibilidades do NAIL.

    O Novo Aeroporto Internacional de Luanda poderá acolher até 15 milhões de passageiros por ano, sendo 10 milhões do tráfego internacional e 5 milhões do nacional.

    Quando o novo aeroporto estiver concluído vai permitir que Luanda se torne num ponto de ligação na transportação de passageiros e cargas para a região Central e Austral de África.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Africell lança campanha de diversificação de agentes com foco na criação de novos negócios:

    | A Africell está a abrir as suas portas para que empresas e particulares se tornem Agentes de Recargas Electrónicas (EVC) da Africell numa...

    ZAP proporciona momento mágico a mais de 170 crianças de lares Vidas ZAP com o grande “Show do Panda E Os Caricas”.

    Luanda, 11 de Junho de 2024 – No dia 7 de Junho, a ZAP reuniu mais de 150 crianças, na acção Vidas ZAP "Show...

    Guitarrista Texas cobra 50 mil kwanzas para colaborações musicais

    Por: Helder Lourenço O guitarrista angolano Texas revelou, em entrevista ao programa "Dia Alegre" da Platina FM (96.8), que cobra apenas 50 mil kwanzas por...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto