A província do Namibe acolheu, nesta Segunda-feira (27), a I° edição do Fórum BIC/RNA, subordinado ao tema “Turismo, Indústria do Futuro”, cuja iniciativa visa identificar operadores com ideias fortes e consistentes para que a banca comercial possa financiar projectos no sector do turismo.
No acto de abertura do evento, a Vice-Governadora para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Ema Samali, destacou as potencialidades turísticas e culturais da província e a importância dos financiamentos para o crescimento do sector.
A governante referiu que a província está a fortalecer o seu Plano de Desenvolvimento do Sector do Turismo, no sentido de posicionar a província como um centro e destino privilegiado de Angola.
Por sua vez, o Secretário de Estado do Turismo, Hélder Marcelino, enfatizou a importância do Namibe acolher o lançamento deste Fórum, tendo referido que a província faz parte das quatro zonas preferenciais, destacadas no quadro da linha de orientação estratégica definidas pelo executivo angolano, como prioritárias para a criação de condições de excelência no domínio das infra-estruturas de apoio ao turismo.
Entretanto, Pedro Cabral, Presidente do Conselho de Administração da Rádio Nacional de Angola, afirmou que o Fórum visa abordar aspectos para o desenvolvimento do turismo em que o BIC entra como catalisador do desenvolvimento e a RNA como veículo para que o mecanismo funcione e os empresários possam obter financiamento.
Para Hugo Teles, Presidente do Conselho Executivo do BIC, “o desafio está lançado, espera-se do empresariado da província ideias ousadas e viáveis que o BIC está aí para financiar e tornar os sonhos realidade.”
O evento, que teve lugar no Anfiteatro do Governo Provincial, juntou operadores do sector turístico, da comunicação social, da banca e abordou em dois painéis “As perspectivas económicas do turismo para o corredor de Moçâmedes” e “Programas de Investimento e Resiliência da Indústria do Turismo Sustentável”.
Por: Augusto Hossi