Por: Nelma Inglês

A província de Luanda é conhecida pela sua agitação e um ambiente convidativo, sobretudo aos fins-de-semana. Por ser uma cidade atractiva, muitos são os citadinos que não abrem mão de aproveitar, da melhor forma, as belezas naturais que a província oferece, tal como o mar.

No passado domingo, 23 de Abril, a nossa equipa foi dar umas voltas à Ilha de Luanda, um lugar muito frequentado pelos luandenses e não só, para saber deles o que normalmente apreciam quando vão à Praia. angolanos, filipinos, cabo-verdianos e pessoas de outras nacionalidades todos unidos pelas mesmas razões: “diversão e relaxe” foi o cenário que encontrámos.

Durante a nossa reportagem, reparámos que muitos são os jovens, crianças e adultos que saem das suas casas para se divertirem com amigos e familiares, aproveitando assim o dia desfrutando de boa música, comida, brincadeiras e jogos, conversa fora para quebrar a rotina, mas uma coisa que chamou a atenção da nossa equipa enquanto conversávamos com uma banhista de nacionalidade Filipina foi a sua preocupação com a saúde pública.

Quando questionado se gostava das praias de Luanda, o cidadão respondeu: “Mais ou menos. Os angolanos não mantêm a praia limpa, deitam o lixo no chão e não reciclam. No meu país reciclam tudo. Os angolanos têm de manter a praia limpa”, lançou o repto.

Para acompanhar como foi a nossa reportagem, convidamos-lhe a assistir ao vídeo abaixo.