- Publicidade -

More

    País forma pela primeira vez médicos cardiopulmonares

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Angola vai formar, pela primeira vez, especialistas em cirurgias cardiovasculares e pulmonares, no Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares “Cardeal Dom Alexandre de Nascimento”, que já realizou, desde a sua inauguração, no passado mês de Novembro, mais de cinquenta operações complexas.

     

    Os dados foram tornados públicos, ontem, em Luanda, durante a cerimónia de abertura do ano lectivo.  A formação vai abranger mais de 1.500 técnicos de saúde, entre médicos, enfermeiros e pessoal administrativo, com o apoio de quatro médicos cubanos, que já se encontram em Angola.

     

    O destaque recai para internamentos, área para a qual vão ser capacitados 80 médicos, além de mais 17 especialidades. O director pedagógico e científico do Complexo Hospitalar, D’jamel Kitumba, disse que, dentro de três anos, o país vai contar com um grande número de médicos especialistas formados internamente, com destaque para cirurgias de alta complexidade.

     

    Acrescentou que, nesse momento, o Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares conta com 1.700 trabalhadores, que, também, estão envolvidos no processo de formação, nos níveis de pré-graduação, pós-graduação e formação permanente.

    O secretário de Estado da Saúde para a Área Hospitalar, Deodato Inocêncio, desafiou a direcção do hospital a ser o primeiro no país a efectuar, brevemente, um transplante do coração.

     

    O director-geral do Complexo Hospitalar, Carlos Masseca, disse que o acto de abertura do ano lectivo deve-se a uma das orientações do Presidente da República, João Lourenço, aquando da inauguração do novo Hospital Sanatório, no sentido de transformar-se em centro de formação.

     

    Por sua vez, o cirurgião cardiotorácico e vascular, coordenador do internato, Guiomar Correia, deu a conhecer que, no país, existem, apenas, nove médicos com esta especialidade, acrescentando que, com as apostas que o Governo está a fazer no Sector da Saúde, acredita em dias melhores.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    INADEC realiza 1ª edição do fórum de empreendedorismo digital e conscientização empresarial

    O INADEC realizou, nesta Sexta-feira(12), no Ministério do Comércio, a primeira edição do fórum de empreendedorismo digital e conscientização empresarial. O evento teve como objectivo...

    Comité Mister Angola comemora 25 anos de existência com jantar intimista

    O comité Mister Angola celebrou os seus 25 anos de existência, neste Domingo(14), com um jantar intimista que reuniu todos os misteres e patrocinadores...

    Pérola e Ednardo Soares tornam-se embaixadores da marca Wiliete Crédito

    Texto: Sara Rodrigues Fotógrafo: Carlos Cristóvão A Wiliete Crédito, uma das principais instituições financeiras em Angola, firmou nesta Segunda-feira um acordo histórico com a cantora angolana...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto