- Publicidade -

More

    Palestra sobre negócios e serviços financeiros digitais marca segundo dia da Semana Global do Dinheiro

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O Auditório Saidy Mingas, Museu da Moeda, acolheu, nesta Terça-feira, dia 19 de Março, a palestra subordinada ao tema “Literacia Financeira, Negócios e Serviços Financeiros Digitais” dirigida a jovens empreendedores, ministrada por especialistas do Banco Nacional de Angola, da UNITEL, AFRICELL, da Empresa Interbancária de Serviços” EMIS” e do Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), no seguimento das actividades da 12.ª Edição Semana Global do Dinheiro, que se realiza em Luanda, Cabinda, Malanje, Huambo, Huíla, Namibe, Cunene, Cuanza-Sul, Moxico, Uíge e Cuando-Cubango.

    Na nota de abertura, o Administrador do Banco Nacional de Angola, Miguel Bartolomeu Miguel, disse que o BNA desempenha um papel fundamental na promoção da inovação do sistema financeiro, por meio de acções de educação financeira e de fomento de iniciativas de massificação de serviços financeiros digitais no país.

    No quadro da promoção de iniciativas inovadoras no ecossistema de pagamentos, o Administrador Miguel Miguel afirmou que o Banco Nacional de Angola promoveu o surgimento de soluções ajustadas às necessidades prementes da população, tais como a implementação de um instrumento de pagamento instantâneo, o KWiK – Kwanza Instantâneo e o Laboratório de Inovação do Sistema de Pagamentos de Angola (LISPA).

    No âmbito do LISPA, o Banco Nacional de Angola, em parceria com o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), proporciona um ambiente favorável para o surgimento e desenvolvimento de fintechs. Em 2023, o LISPA conduziu seis programas que resultaram em 1.305 candidaturas, onde foram beneficiadas 46 start-ups e mais de 420 pessoas. Os dados estatísticos revelam um cenário empreendedor dinâmico, com um notável aumento na criação de start-ups nos anos recentes, sendo 35% estabelecidas em 2022 e 33% em 2023.

    Os referidos dados demonstram a evolução contínua dos serviços financeiros digitais, simbolizando um passo significativo para o progresso económico e tecnológico em Angola.

    Recorde-se que, a 12.ª Edição da Semana Global do Dinheiro (Global Money Week) decorre até o dia 23 de Março do corrente ano e é uma iniciativa coordenada pela Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Económico (OCDE), que se realiza todos os anos, desde 2012, em mais de 176 países.

    Osvaldo
    Osvaldo
    Editor da Platina Line
    Share this
    Tags

    A Bombar

    Proposta de Lei dos Crimes de Vandalismo de Bens e Serviços Públicos – Quem destruir património pode ir 15 anos para a cadeia

    O Conselho de Ministros de Angola, reunido sob a orientação do Presidente João Lourenço, examinou três propostas de lei destinadas à Assembleia Nacional. Em...

    Ministro da Cultura de Angola e Maria Borges Buscam Parcerias Internacionais para Música Angolana”

    O Ministro da Cultura, Filipe Silvino de Pina Zau, recebeu em seu gabinete a renomada modelo internacional Maria Borges, que também exerce o cargo...

    JEO MC estreia-se como atleta de MMA e sagra-se campeã nacional

    Por: Helder Lourenço A gladiadora dos Reis de Rompimento Primeira Liga (RRPL), Jeorgina Ludmila, conhecida nas lides artísticas como Jeo MC, estreou-se como atleta de...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto