Com uma carreira bastante sólida dentro da comunicação, que já leva 27 anos, o quadro sénior da Televisão Pública de Angola (TPA), Paulo Duda, debruçou, em entrevista ao PLATINALINE, sobre os maiores desafios que já enfrentou ao longo da sua vasta carreira como jornalista.
Sair do interior do país (Cabinda) para capital Luanda para apresentar um programa de rádio em directo, trocar o entretenimento pela informação e ingressar para televisão, foram dos desafios que Paulo Duda teve de fazer frente.
“Desde muito cedo deixei de fazer entretenimento e passei a fazer informação, a carga de responsabilidade que temos ao fazer informação é muito grande, diferente da que temos quando fazemos os programas de entretenimento, enfrentei muitos desafios desde de sair do interior de Angola para fazer programas de rádio em Luanda, onde o nível e o número de ouvintes é maior, as exigências são maiores e então esses desafios também foram enfrentados quando troquei Cabinda por Luanda”, contou.
Entretanto, apesar de ser perito na matéria dada à experiência em comunicação, Paulo Duda conta que teve que lidar com a exposição que a televisão dá, o que continua a enfrentar até os dias de hoje, porém cria sempre condições favoráveis para atender tal situação.
Detentor de um currículo “invejável”, Paulo Duda Fuete é actualmente jornalista da Televisão Pública de Angola (TPA), e em 2022 arrebatou o prémio de Melhor Apresentador de Informação do Ano, na terceira edição dos Globos de Ouro Angola.
Por: Liliana Victor