- Publicidade -

More

    Paulo Flores e Yuri da Cunha abordam detalhes sobre a compilação da EP colaborativa “No tempo das Bessanganas”

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por: Stella Cortêz

    A EP colaborativa, que junta duas vozes com reconhecimento amplo em Angola e na Lusofonia, Paulo Flores e Yuri da Cunha, intitulado “No Tempo das Bessanganas”, uma homenagem à identidade das culturas e dos ritmos tradicionais angolanos, vai ser apresentado no Coliseu de Lisboa, no dia 14 de Outubro, e no dia 29, apresentação em Luanda.

    Paulo Flores descreve que este é um trabalho que, além de celebrar e deixar registado a ligação e amizade entre os artistas, procura igualmente trazer um tributo e preencher um vazio existente na música angolana que tem que ver com a poética do kimbundu.

    “Tempo das Bessanganas é a música que dá título a EP, uma composição que fala um pouco de quem já não está, como Galiano Neto, que entra nesta EP como um dos parceiros na decomposição da letra do compadre e um dos homenageados também no tempo das bessanganas. No fundo o que homenageamos é toda essa tradição, história da ilha de Luanda, do kimbundo, massemba, semba, das nossas mamãs, de toda essa identidade, de uma oração que no fundo é dirigida ao povo que desce a avenida marginal como tem início a música. Um semba que ficou muito bonito com as nossas vozes”, disse Paulo Flores.

    Já Yuri da Cunha conta que a referida EP representa o lugar em que ele e o seu compadre encontram-se, pois ambos nutrem um amor muito forte pela cultura, raiz e as tradições de Angola em particular e África no geral. O intérprete esclarece que desta vez, tiveram um pouco mais de cuidado apelando atenção ao kimbundo, porque trabalharam com pessoas que têm conhecimento da temática e de algum modo acabaram dando maior valorização à língua nacional.

    “Para mim vai ser sempre uma honra partilhar qualquer tipo de momento com o meu compadre, partilhar nesse aprendizado e amor que nos faz nação. Estou muito feliz de estar de novo com ele No Tempo das Bessanganas”, frisa Yuri da Cunha.

    O palco escolhido é o Coliseu dos Recreios, de Lisboa, para uma celebração de amor através de canções de gerações sucessivas, ocasião única que servirá para antestreia da EP denominada “No tempo das Bessanganas”, de seis faixas musicais com lançamento previsto para Outubro.

    Com repertórios recheados de êxitos, Paulo Flores e Yuri da Cunha vão interpretar clássicos, harmonizar os seus respectivos talentos, bem como mostrar canções da nova EP e posteriormente rubricar aquele que será, certamente, um dos mais emotivos e aguardado concerto do ano.

     

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Local onde desabou o prédio 41 na Comandante Valódia  já está vedado

    O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) vedou o local onde se situava o edifício 41, na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, que...

    Corpo de bombeiros nega ruptura da tubagem nas redes de distribuição de água como causa do desabamento do edifício na Av. Comandante Valódia

    Por: Hélio Cristóvão O porta-voz nacional do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Félix Domingos, desmentiu hoje, durante uma conferência de imprensa, as causas apresentadas...

    Gerilson Insrael aconselha activistas a respeitarem a liberdade de expressão dos músicos

    "Eu sou apenas músico. Músico faz música." Após ser mencionado em uma publicação por um usuário da rede social Facebook, neste Sábado (25), a pedir...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto