- Publicidade -

More

    Pinturas de arte iniciam na Serra da Leba

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O projecto “Murais da Leba – Angola 40 Anos” teve o seu arranque sábado, dia 08 de Agosto de 2015, com o primeiro grupo de artistas plásticos e grafiteiros a escalarem a Serra da Leba, na Estrada Nacional 280 que liga as cidades do Namibe e Lubango, para a pintura de obras de arte.

    De acordo com o director artístico do projecto, António Simões, os trabalhos de restauração das paredes ao longo da Serra da Leba têm início, numa primeira fase, com cinco artistas, todos provenientes de Luanda, que durante uma semana irão pintar mais de 200 metros quadrados, dos seis mil previstos.

    Entre os convidados estão os artistas Aldair Costa e Leandro Costa (Jafeth e Hemak), representantes do Movimento Verkron, um grupo que envolve jovens com talento em várias disciplinas artísticas, desde música, teatro, artes plásticas, entre outras. Os dois trabalham numa obra conjunta que representa a importância da natureza e al iberdade numa perfeita harmonia entre várias cores.

    Fábio da Lomba, conhecido nas lides artísticas como Death, trabalha no projecto em colaboração com Isaac Andre (Zbi), representando duas crews diferentes, a Greve Land e o Movimento Urbano de Grafite. A obra da sua autoria destaca a cultura da região sul, com representações da mulher mumuila e dos povos mucubais.

    Bráulio de Carvalho (Artmore) é o quinto artista convidado. Especialista em pintura de murais em 3D, trabalha neste projecto na concepção de uma obra de arte que realça a força e beleza da maternidade, representada como sendo uma dádiva divina. Entre as obras aparece uma criada pelo director artístico do projecto, Thó Simões, que dá beleza ao rosto de uma mulher idosa, valorizando a terceira idade e lançando um apelo para o respeito aos mais-velhos.
    Thó Simões enaltece a coragem deste primeiro grupo de artistas que aceitou o desafio de trabalhar nesta fase difícil mas crucial do projecto, sob as mínimas condições, reconhecendo a necessidade de se dar o primeiro passo para que o empresariado nacional sinta-se motivado em patrocinar este grandioso evento.

    “Continuamos a acreditar que os nossos empresários vão estar sensibilizados com este nobre trabalho que temos vindo a fazer, para o bem da arte e da cultura, e para o engrandecimento da Serra da Leba que é um dos principais cartões postais do nosso país”, disse.

    Recorde-se que o Projecto “Murais da Leba – Angola 40 Anos” é um evento que reúne actividades de carácter turístico e cultural para assinalar os 40 anos da Independência de Angola, tendo como principais focos a pintura de obras de arte em 6.000 metros quadrados de parede na Serra da Leba, com a participação de artistas angolanos e estrangeiros.

    O evento prevê igualmente a realização de workshops de artes, nas disciplinas das artes plásticas, música, dança e teatro, a serem ministradas por técnicos da Direcção Nacional de Formação Artística (Dinfa) a alunos do ensino geral das províncias da Huíla e Namibe.


    Arte1-033.jpgarte2.jpgarte3.jpgarte45.jpg

     

    Os trabalhos culminam em Novembro, na véspera da comemoração da Independência Nacional, com a realização de um festival músico-cultural na Praça das Mangueiras, Estrada Nacional 280 que liga aquelas duas províncias.

    De acordo com o conceptor do projecto, Vladimir Prata, o objectivo é tornar a Serra da Leba num local de atracção turística e cultural ainda mais forte, proporcionando um momento em que um grande número de pessoas visitem este imponente Património, e ao mesmo tempo chamar a atenção para a preservação da história, do meio ambiente e das infra-estruturas postas à disposição dos Angolanos.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Administradora Municipal de Luanda participa da cimeira internacional das cidades geminadas

    De 28 a 31 de maio, a cidade de San António, no estado do Texas, EUA, tornou-se o epicentro do diálogo internacional sobre geminação...

    Administradora Municipal de Luanda Representa Angola na Cimeira Internacional das Cidades Geminadas em San António

    San António, Texas - De 28 a 31 de maio, a cidade de San António, no estado do Texas, EUA, tornou-se o epicentro do...

    Benvindo Magalhães descarta possibilidade de algum dia apresentar Telejornal: “Nunca”

    Por: Sara Rodrigues O apresentador de TV e locutor de rádio Benvindo Magalhães deixou claro em entrevista ao Platinaline que jamais, na história da televisão...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto